Envelhecer, ser Feliz

20/01/2013 16:43

Concepções  da  filosofia chinesa para a saúde:

O que significa envelhecer?

A primeira idéia que nos vem á mente é computar perdas: na saúde, no espaço da vida produtiva, na vida social,e  por vezes na família também.Quem foi jovem na década de 60, sabe foi uma fase de mudança de valores em que a juventude se fez ouvir e respeitar, fez mudanças  fortes na vida estudantil, na forma de viver a afetividade, e especialmente a sexualidade.  Mais de 40 anos após,  estes antigos jovens estão fazendo uma nova mudança e propondo  de novo uma maneira de viver a idade madura. Um envelhecimento sem enfeites de  eufemismos ( 3ª idade, melhor idade), e com muita propriedade procurando ocupar espaços  que sãos  seus e  que a sociedade por vezes esquece ou  pretende ocultar. 

As mudanças da  década de 60 tiveram como tônica a liberdade de expressão,  de viver experiências de maneira criativa e não padronizada.  Como toda mudança este legado se estendeu aos filhos, aos netos e aos que  ainda virão.

Esta geração continua necessitando de lutar por seus espaços!

De novo   acompanhamos a tentativa de padronização do que se pensa do ser velho e  do comportamento esperado. Observemos as roupas   prontas: para as mulheres os umbigos devem ficar à mostra, as blusinhas são  curtas, apertadas, supondo que todas mulheres  têm  uma forma só de corpo padronizado pela moda. Veja-se as imagens de avós por ex: encurvados, sentadinhos,  avós ainda de coquinhos na cabeça, gordinhas sempre,  um bom ar de bonachões  de cabelos brancos. Crianças de 2 anos de idade já percebem que seus próprios avós não são assim. Nada de internet, de automóvel de alegria, de movimento  para os avós.

O que se passa com a sociedade que não consegue enxergar seus pais ou avós  de  forma diferente?

O que se pode fazer a respeito numa luta serena e continuada  pela liberdade de expressão, pelos espaços familiares e sociais?

Antes de mais nada, precisamos  perceber que  continuamos  a ser uma  Pessoa Integral e que por  isso há  sempre a  necessidade de aprimoramento físico, mental e espiritual.

Diz Nuno Cobra, (personal trainer de Ayrton Senna)

“Ficar velho é uma opção:quando eu treinava o Ayrton e queria que ele corresse trinta voltas na pista de 400 metros, levando somente um minuto e trinta segundos por volta, o que é bem forte, pedia ajuda a um “rapaz”- que não podia ser chamado de forma diferente- para puxá-lo, porque é difícil manter este ritmo em tantas voltas. Esse rapaz corria na baliza dois, um pouco mais à frente, e o Ayrton tinha  de acompanhá-lo na baliza um. Isso foi da metade de 1988 em diante, quando Ayrton já estava trabalhando comigo havia mais de quatro anos. Só que  quando terminava a corrida, Ayrton reclamava brincando:”Ah, é muito chato correr com este cara. Ele não respira.” Correr nessa velocidade não era agressão para o “rapaz”, que apesar de ter 74 anos, não podia ser chamado  de senhor.Além do que fisicamente, ele tinha no máximo uns 35 anos de alguém bem treinado.”

Quem se exercita dificilmente entra em depressão. Quem está bem com seu corpo, tem mais energia para apreciar as belezas da vida e cultivar as coisas que sua expressão humana  lhe proporciona:  a  apreciação   das artes e ou o desenvolvimento de alguma em si  mesmo: música, pintura, dança, cinema, teatro, etc.

Para mantermos nosso lugar no espaço social, para o benefício  próprio e dos que virão, precisamos ensinar e por isso aprender a respeito de nós mesmos, o que somos, o que queremos e o que podemos.

Na concepção da filosofia/medicina chinesa, a união de Corpo, Mente e Espírito mostra que somos seres da natureza, microcosmos no macrocosmos, recebendo  influências da estações, e das condições do ambiente.

De acordo com a medicina chinesa  envelhecemos porque    nos afastamos do Chi (Qi)- a Energia Vital.

Nossa saúde pode sempre ser melhorada se soubermos agir como seres da natureza e não opostos a ela. Como nos cuidamos em cada estação? Como procedemos no inverno? E no verão? Que comidas ingerimos? Temos conhecimentos sobre nossas necessidades básicas? Que cuidados temos com nosso corpo? Como são nossos exercícios? (fazemos algum? )Como alimentamos nossa mente, nosso espírito? Que tipo de pensamentos cultivamos, que emoções habitam nosso espírito? Se não ouvirmos o que necessitamos teremos dificuldades em nos cuidarmos adequadamente, atribuindo nossos problemas   ao envelhecimento ao invés de percebermos que acumulamos  dificuldades ao longo do tempo por não sabermos nos ouvir, nos atender. Nesse momento em que podemos ter mais tempo para atividades mais  elaboradas que a contínua tarefa da subsistência, estaremos transtornados com as dificuldades de saúde se não tivermos a atenção voltada para as reais necessidades de nosso Ser.

Nossa ignorância para conosco mesmos, e para com os outros, tem redundado em doenças e outros males que dificilmente poderíamos imaginar anteriormente estivessem acontecendo em pleno século XXI com tanto desenvolvimento científico e tecnológico. A ciência médica consegue melhor diagnosticar os problemas do que curá-los.Fragmentou tanto o saber médico que não consegue atender o doente como uma   pessoa inteira,  mas como a parte doente: o coração, o pulmão, o osso. Mas mais do que curar precisamos  aprender a evitar, a prevenir os problemas. E isso podemos fazer individualmente a cada dia  da mesma forma como escovamos  os dentes e lavamos o rosto  pela manhã.

Simples e profundamente importante é a  atitude de estarmos sabendo quem  somos  e dedicando atenção e consciência plenas aos nossos atos.

Fala-se muito  hoje em dia sobre a atividade de “caminhar”. Uma forma simples de exercício que contempla corpo e mente, beneficia os pulmões,coração, o cérebro, músculos, tendões, etc.

Na atividade do Caminhar podemos meditar  juntando  ao ato de respirar profundamente, a consciência de nossos passos. De que maneira caminhamos a cada momento? Como  sentimos nossos pés, joelhos, quadris, nossos  braços, ombros  e  costas?

Saindo do carro, andando na praça, na rua, rapidamente ou em passos lentos, podemos estar meditando e acrescentando qualidade nessa atividade- a mais comum de todas que podemos fazer. E ganhar flexibilidade  e leveza com ela.

Podemos re-aprender a andar com consciência e exercitar o corpo com a respiração profunda abdominal . Ela nos remete  à Energia Vital- que uma vez acumulada  no Dantian- ou seja na região logo abaixo do umbigo,  vai ser distribuída pelo corpo, beneficiando  os órgãos internos, as articulações, etc, protegendo o corpo, evitando o envelhecimento precoce e doenças de cada estação.

Além de Andar, podemos ficar simplesmente parados, em Pé, respirando da mesma forma, a partir do abdome, lenta e profundamente, sem pressa, com consciência e usufruir de relaxamento interior e fortalecimento externo. Esta meditação em Pé tem tantas qualidades e benefícios que muitos livros já foram escritos a seu respeito.

Com a respiração abdominal  conectamos o Qi pré-natal  e através de movimentos suaves  de práticas como Tai Chi  (Taiji) e Chi Kung (Qi Gong),  acalmamos  a mente e  o espírito se une ao Todo (Tao), ao Universo.

Estas artes chinesas  de movimentos suaves e ritmados de corpo e mente unidos, melhoram nossa saúde em geral: os órgãos internos são massageados, os pulmões aumentam sua capacidade respiratória, regulam-se os batimentos cardíacos, melhora o funcionamento do estômago, do fígado, baço, etc. Enquanto se fortalece o sistema imunológico, as condições emocionais se estabilizam. Não ficamos  livres de emoções mas não  nos tornamos escravos delas.

A vida se torna única   a cada momento, como  são aliás todos nossos atos  na vida. Nossa vida não é rascunho, não é ensaio. Não temos condições de  re-fazer, mas sempre fazermos o novo a cada momento. O que está para trás, não volta e o  futuro é incógnita. Daí o momento presente ser insubstituível, precioso! A meditação nos dá essa capacidade de nos centrarmos, de nos   compreendermos, de nos aceitarmos, de livrar-nos de nossas ansiedades. E isso podemos fazer a partir de cada ação diária, desde o lavar nosso corpo com consciência, arrumar nossa casa, andar ou simplesmente ficar em pé (e não escorados como se precisássemos de uma parede para as costas quando ficamos em pé am algum lugar).

A compreensão da mutação contínua  da vida,  das filosofias Zen e Taoísta, serena nosso espírito a partir da prática do corpo  e não apenas como informação intelectual. Estaremos bem no mundo ainda que envoltos em dificuldades. Bem-estar e prazer não precisarão de coisas inéditas para acontecerem. O simples e frugal podem nos tornar felizes.A alegria não precisa ser euforizante por algo acontecido, mas se torna expressão de quem está vivo.  As próprias dificuldades com a saúde podem ser minimizadas com uma percepção mais serena do que podemos fazer a respeito, e mudando a forma de perceber as coisas internamente, ocorrem mudanças significativas no exterior.

Nossa vida avança em idade  e isso nos proporciona mais  conhecimentos  a cada dia. Que possamos acrescentar sabedoria aos nossos dias. Vamos aprendendo sempre, sem parar porque estamos vivos!  Somos seres do mundo, e como diz um mestre de Qi Gong-  a cabeça redonda para encaixar no céu e os pés chatos para se firmar na terra!

Vamos cultivar nosso corpo, através de coisas simples e suaves, nossa mente com leituras, conhecimentos enriquecedores, pensamentos de ternura, perdão e  amorosidade. Nosso espírito com devoções  sem preconceitos, sem  culpas e  nos permitindo à experiências místicas de que somos ricos culturalmente, basta estar atentos e livres. Porque Ser Livres e Felizes  é nosso Destino! Desde antes de nascemos e para sempre!

 

Teresa Adada Sell- Outono de 2004

Referências Bibliográficas:

COBRA, Nuno-  A Semente da Vitória, S.P. Editora SENAC, 2000.

HANH,Thich Nhat- Meditação Caminhando,Petrópolis, Vozes, 1989.

Publicado no livro- NETI aos  20 anos (Virgínia Grünewald e Jussara Bayer) UFSC- 2004.

FONTE: foto - Acervo Teresa Adada Sell