A Importância de Alcançar o “Song”

21/06/2013 21:07

Por  Tu- Ky Lam

 

'Song’ (pronuncia-se Sown), é  a chave para dominar Taijiquan, e acredite ou não, algumas pessoas depois de praticarem Taijiquan por 10, 20 anos ainda não são ‘Song’, o que significa que elas estão fora desta surpreendente arte marcial chinesa. 

Na língua inglesa não há equivalente para a expressão, ‘Song’, que significa relaxado,  sem usar a força bruta, e principalmente alongar, e soltar todos os músculos e juntas do corpo, etc. Você pode dizer se um praticante é ‘Song’ ou não, somente testando-lhe  na competição de Tui- Shou ou Boxe livre. Muitas pessoas parecem muito ‘Song’ quando fazem a Forma de Taiji, mas elas realmente não são se perderem o equilíbrio cada vez que seus oponentes empurrarem ou aplicarem outras técnicas de Tui Shou.

 

Benefícios  de Ser “Song

 

Se você é realmente ‘Song’ ,  quando seu oponente arremessa um soco, dá um pontapé, ou um empurrão, você será capaz de desviar facilmente ao invés de ser surpreendido. Isto  porque todas as suas articulações estão soltas e sua força interna está sempre presente onde sua mente está, através de uma boa coordenação do corpo todo.

Você está tão relaxado que pode sentir o próximo movimento de seu oponente, uma vez que os braços dele estão em contato com os seus. Você será capaz de seguir, sem resistir, nem fugir, mas neutralizar e contra-atacar  ao mesmo tempo.

Eu freqüentemente mostro para meus alunos como livrar-se de situações difíceis. Quando um dos  meus estudantes mais velhos me dá um empurrão, eu solto minha cintura enquanto ao mesmo tempo meus braços grudam nos seus, e deixe que ele empurre. Ele pode empurrar tão fortemente quanto desejar. Minha flexibilidade torna  difícil para ele manter seu equilíbrio. Avançar ou retirar-se parece difícil para ele. Eu posso retroceder ou empurrar para finalizar a demonstração.

Em outras ocasiões, um estudante agarra meu punho direito, com sua mão direita enquanto sua mão esquerda é colocada acima do meu cotovelo direito, tentando  fazer um “retroceder” em mim. Eu solto as juntas dos meus quadris e estou  fora de perigo. Se meu braço está próximo do seu corpo, eu posso facilmente colocar minha palma esquerda no interior do meu cotovelo direito para ‘pressioná-lo’ para fora de seu equilíbrio. Ou se o estudante faz uma pressão em mim, eu viro minha cintura para neutralizar e responder com um empurrão.

Neste estágio, meus alunos mais antigos estavam afiados para puxarem rapidamente minha mão direita (ou esquerda) para cima ou para baixo. Eles gostavam de agarrar minhas mãos e puxá-las em direções opostas, assim que meus braços estivessem cruzados, para me desequilibrarem. Eu simplesmente soltava minha cintura e quadris e me livrava da situação. Eles freqüentemente agarravam minha mão e viravam meu cotovelo para cima, tentando me arremessar para fora. Eu apenas aliviava e seguia. Algumas vezes eu poderia empurrá-los depois de sair em de seu controle. Eles não fazem mais estes truques freqüentemente depois de descobrirem que eles não são eficazes.

Todos praticantes de Taiji devem ser ‘Song’ primeiro, antes que suas habilidades possam avançar a um nível mais alto.

Chen Man Ch’ing, o mestre em seus  50, 60 e início de 70 anos, disse em seu livro: “Zheng-Zi Taijiquan  Zi Xiu Xin Fa”, que sonhou que suas mãos estavam quebradas. No dia seguinte na aula de treino, ele venceu todos  os seus oponentes porque ele tinha se tornado ‘Song’. Desse dia em diante sua habilidade continuou melhorando. Seu sonho foi uma coincidência com o momento de seu “Song”, o que o tornou mais tarde um mestre de Taiji.

Algumas pessoas não sabem que ‘Song’ pode produzir um grande poder. Um dos meus primeiros professores  quando me mostrava a aplicação das artes marciais e uma postura, suavemente golpeava meu braço com sua mão (mão de faca). Meu braço machucava tanto, que ficava incapaz de movimentá-lo livremente por 15 ou 20  minutos.

No ‘Tui Shou’, sua força era tão grande que ele poderia tirar-me fora no momento que quisesse, usasse eu a força ou não. Uma vez que agarrasse minhas mãos (ou braços), eu dificilmente poderia libertar-me. Ele não parecia usar força. Nesta hora ele era ‘Song’ e eu não.

 

Como Ser “Song”

 

Não fazer confusão entre ‘Song’ e relaxamento. ‘Song’ indica uma habilidade do praticante, assim que ele começa a mudar para um nível mais alto. Ele está relaxado, alerta (capaz de sentir o próximo movimento do oponente); flexível (capaz de seguir); ágil (capaz de mover-se rápido); forte (como ‘ferro embrulhado em algodão’, assim citado por Yang Chen-Fu), e seguro (de suas habilidades).

‘Song’ é o resultado de milhares e horas de treino (correto). Ele não vem da imaginação ou de sonhos.  Relaxamento é a base de ‘Song’. Envolve relaxar a mente e todo o corpo. A força bruta não é recomendada.

A parte mais dura do relaxamento é soltar e alongar todas as juntas do corpo. Por esta razão, quando nós praticamos as seqüencias de Taiji, temos que suspender o topo da  cabeça, afundar a cintura (para  soltar e alongar as vértebras do pescoço e espinha dorsal), abaixar os ombros e cotovelos (para soltar e alongar os braços), dobrar os joelhos, e manter  a parte interna das coxas soltas e arredondadas (para soltar e alongar as pernas).

Shen Jia-Zeng, um dos mestres mais antigos de Chen Zhaokui’s  escreveu no livro “Chen Shi Taijiquan” do qual foi co-autor  com Gu Liuxing, que o alongamento das juntas do corpo pode produzir ‘peng jing’- ou poder interno, e ele estava certo.

Meu professor, no curso de correspondência, o grande mestre Ma Hong, disse em seu artigo sobre relaxamento no seu boletim informativo (Han Shou Tong Xin), que relaxamento começa com a mente relaxada. O ponto crucial está em soltar as articulações dos ombros e dos quadris. Uma vez que essas ‘quatro grandes partes’ estejam soltas você está no caminho de ‘Song’. Ele recomendava praticar a seqüencia de Taiji  na postura baixa e rigorosamente  ligado à regra  de fazer cada movimento com a cintura e com a cooperação do ‘Dantian’.

“Se a cintura não se move, seus braços não devem se mover. Se o interno (Dantian) não  se move, o externo(corpo) não deve se mover.” Na minha prática eu movo sempre primeiro a cintura e o ‘Dantian’  antes dos braços.

Não devemos subestimar o treino da postura baixa.  Ela é difícil para as pernas  mas ela solta as juntas dos quadris muito mais rápido do que  postura alta e diminui  o tempo para chegar ao ‘Song’. Isto nos dá também um forte poder interno. Da minha própria experiência, eu me torno ‘Song’ quando as juntas dos meus quadris estão soltas.

Contrariamente à crença de algumas pessoas de que, o Taijiquan  pede o uso da mente e não da força, o poder interno é absolutamente necessário para os praticantes de Taiji. No ‘Tui Shou’ ou na luta livre, sem poder interno é muito difícil senão impossível vencer uma disputa.

Poder interno pode ser obtido através da prática das Formas de Taiji, bem como fazendo exercícios de treino de poder tais como:praticando o estilo longo (da gan), bastão curto de Taiji (taiji chi), bola de Taiji, Taiji Qigong (estilos Chen, Bai ba qi gong Zhuan), etc.

Os exercícios de treino de poder, representam um papel importante, ajudando um praticante para o ‘Song’, dando-lhe forte   interno. Nós devemos reservar pelo menos um terço de nosso treino para fazer exercícios de aumento de poder.

Se você treina duro as Formas de Taiji e treino de poder, eu duvido que você não fará Tui Shou para testar o resultado de seu treinamento.

Na prática de Tui Shou, toda sua fragilidade, tal como, usar a força bruta sem  ‘Peng Jing’ (formas caídas), erguer os ombros e cotovelos, resistência (Ding Jing), e escapar (Diu Jing), será exposta.

Naturalmente que sua  força também será demonstrada. Gaste no mínimo duas horas por semana fazendo ‘Tui Shou’ com companheiros estudantes ou colegas de treino. Trabalhe duro nas quatro principais partes do ‘Tui Shou’: desviar, retroceder, pressionar e empurrar. Então um dia, repentinamente descobrirá  que as juntas dos seus quadris estão soltas e você a caminho de ser Song. Este momento é uma experiência excitante à qual  só quem passou por ela pode entender.

De agora em diante você pode mudar para um nível mais alto do treino de Taiji: treino livre. Você não ficará muito assustado para lutar, pois sua prática de ‘Tui Shou’ já forneceu uma base sólida para isso. Seu ‘Song’ lhe dará confiança. Você está no caminho para ensinar Taijiquan.

   

Conclusão

 

Eu gostaria de realçar que a chave para o ‘Song’ está nas articulações dos quadris. Ma Hong dizia que, uma vez as juntas  dos quadris estejam soltas, as juntas dos ombros e outras as seguirão em conjunto. O fato de ser capaz de fazer demonstrações para meus alunos é porque eu sou ‘Song’.

Os clássicos de Taiji dizem: “ A principal coisa é que cada movimento deve ser conduzido do peito e da cintura.” Eles dizem também, que se há alguma deficiência, a solução deve ser descoberta na cintura e nas pernas.

Você pode se perguntar quanto tempo levará para chegar a ‘Song.’ Eu penso que é em torno de dez anos se você praticar Formas de Taiji, exercícios de treino de poder e ‘Tui Shou’ uma hora por dia. Levará cinco anos se você praticar duas horas por dia. Algumas pessoas podem levar mais tempo para ‘Song’ enquanto outras demoram menos tempo.

 

 

 (Tradução: Teresa Adada Sell)