Aprendendo a Relaxar as Juntas

25/04/2013 17:38

  Dr. Li Tsun Chen

entrevistado por Warner D. Conarton

 

Entrevista de Warner Conarton com Dr. Li Tsun Chen, um estudante de T. T. Liango e C.S. Liao, ambos estudantes de Chen Man Ch’ing.

                    W- Dr. Chen, o sr. foi estudante do grande mestre T. T. Liang e C.S.Liao, que foram ambos estudantes de Chen Man Ch’ing, e também muitos outros durante os 30 anos passados. O Sr. tem Ph. D. em biologia e ensinou em várias universidades: Universidade Aberta do Canadá, Universidade Johns Hopkins e Universidade do Sul da Flórida. Depois de tudo isso e praticando Tai Chi por muitos anos, o sr. deve ter levado em conta esta pergunta. O que o sr. acha a coisa mais importante que uma pessoa pode alcançar estudando Tai Chi?

                    Dr. Li Tsun Chen: Eu digo sem hesitação, equilíbrio. E aqui, eu estou falando não apenas sobre equilíbrio físico, mas também equilíbrio emocional, um frequentemente segue o outro. Para alcançar equilíbrio deve-se aprender especialmente a ficar relaxado e ter bom enraizamento nos pés.

                    Conarton: OK. A parte dois da minha questão é esta: qual então é a melhor maneira de aprender o equilíbrio?

                    Dr. Chen: Aprender como relaxar o corpo todo, particularmente as juntas do quadril. Esta resposta parece ser muito, muito simples, mas a maioria das pessoas nem mesmo sabe onde estão as juntas de seu quadril. Você lhes pergunta onde eles se inclinam e eles apontam para o umbigo. Conhecer as partes do corpo é importantíssimo para compreender muitas essências do Tai Chi especialmente equilíbrio, relaxamento correto, alcançar enraizamento adequado e liberar força.

                    Conarton: Sim. Nós ouvimos sua conferência sobre “partes do corpo” e quão importante elas são para compreender como tudo no seu corpo se  conecta e trabalha junto. Como o sr. chegou a isso?

                    Dr. Chen: Eu sou um professor de anatomia, assim eu devo conhecer as partes do corpo. Eu acho que eu aprendi isto de meu próprio estudo sobre Tai Chi, mas de fato eu posso ter ouvido isto muitas vezes no passado de meu instrutor de Tai Chi e não ter compreendido.

                    Nós todos pensamos que temos este maravilhoso avanço quando estudamos Tai Chi. Frequentemente ouvimos alguma coisa repetidas vezes sem que faça sentido até anos mais tarde.

                    Todo mundo, quando estudam Tai Chi pela primeira vez, querem atalhos. Para algumas coisas como relaxamento de juntas do quadril, deve-se praticar diligentemente e esperar para compreender.

                    Há todo um grupo de músculos que operam nas juntas do quadril. Enquanto você tenta relaxá-los eles também se ocupam do apoio e controle do peso da parte superior do corpo. Esta pode ser parte da dificuldade.

                    O jogo principal de músculos operando nas juntas do quadril é o glúteo. Estes são músculos das nádegas e são muito fortes. Mantê-los relaxados é relativamente fácil porque nós podemos aperta-los e relaxa-los conscientemente assim como estar mais consciente de sua condição.  Dos músculos que controlam as coxas, estes são os mais fáceis de relaxar.

                    Vários outros deste grupo de músculos são ligados ao cóccix

Assim comprimindo ou tocando no cóccix você poderá ter alguma sensação deles. Se você se sentar numa cadeira e se deixar relaxar nela, você poderá adquirir a percepção de quais músculos você relaxou para fazer isto.

                    Para conseguir melhor sensação disto, concentre-se nas juntas do quadril enquanto caminha durante o dia e também enquanto faz T’ai Chi. Pense em quão relaxadas elas estão enquanto você faz isto.

                    Também sugiro ao fazer uma Forma completa de Tai Chi ocasionalmente colocando a mente dentro dos músculos dos ombros, do tríceps e antebraços, observando se eles estão relaxados, suaves e pesados, e apreciar o quão eles estão bem e trabalhando juntos. Fique assim durante uma Forma completa. Desta maneira você pode tornar-se fisicamente consciente destas partes. Isto se torna uma consciência permanente que eventualmente permeia sua vida diária. Quando você tiver aprendido a se tornar estas partes de seu corpo então mude para outras.

                    Mova sua mente para dentro de seu dorso, para suas juntas, suas coxas, barriga da perna, tornozelos e pés. Você se sentirá bem com esta nova consciência e suas consequências. T’ai Chi é chamado de exercício interno. Esta é parte de razão por que.

                    É difícil para nós pensarmos muitas coisas a um só tempo, assim é melhor prestar atenção em uma ou duas coisas especificamente enquanto se faz a Forma. Trabalhe em seu enraizamento durante um tempo. Noutro momento se concentre em certos grupos de músculos e então vá para outros.

                    Tente trabalhar cada dia a partir das juntas de seus quadris, então pratique estar consciente de um oponente imaginário. Outra vez se concentre na respiração abaixo de seu umbigo.

                    É como dirigir um carro, estas coisas irão da consciência para os hábitos e você não terá que pensar nelas separadamente nunca mais.

                    Conarton- a sua foi a primeira classe de Tai Chi onde estudei Tai Chi para música e que tinha os movimentos contados fora do tempo musical. Eu entendo que aquele T.T. Liang gostou de ensinar T’ai Chi com música. Você pegou isso dele?

                    Dr. Chen- Sim, foi dele. Ele era um homem muito sociável. Ele gostava de música e também de dança social. Ele ensinava que música ajudava seus estudantes a aprenderem mais rapidamente. E concordo, mas, algumas vezes é bom praticar T’ai Chi sem música para que a pessoa possa focalizar partes de seu corpo e internalizar mais completamente durante o exercício. A música é prazerosa e rítmica, mas ela traz a mente para fora. Mesmo assim, eu a aprecio muito.

                    Eu também sugiro praticar os movimentos da Forma em sua mente; ou seja, em sua imaginação, tento quanto fisicamente. Em algum momento você pode se desenhar fazendo algo difícil, você se achará muito melhor nele depois de tal prática mental.

                    Também é importante quando você se imagina fazendo a Forma movendo-se dentro de um filme mental, assim você experimenta sentimentos como numa pintura, e desta maneira você fica menos dissociado de suas imagens. Sinta-se relaxado, suave e pesado. Imagine todo seu corpo enraizado sob seus pés no piso ou no chão em cada passo.

                    Em caso de haver insônia, isto é uma maneira muito melhor do que contar ovelhas para dormir, e mais adequada. Mas você não tem que sempre fazer isto na cama. Quando você teve um problema em seu trabalho ou seu estudo, faça disto seu devaneio favorito.

                    Se você é um daqueles que não consegue visualizar- alguns de nós não consegue conscientemente desenhar em nossas mentes, então você pode ter outra maneira de experienciar a Forma do T’ai Chi enquanto está descansando. Use tudo que estiver trabalhando.

                    Conarton- em 20 anos aproximadamente que você está ensinando o que você viu como evolução de Tai Chi nos EEUU?

                    Dr. Chen- Eu o vejo indo a várias direções. Ainda é para muitos uma preparação  para artes marciais, neste caso a pessoa deve aprender todos movimentos tão cuidadosamente e tão exatamente que quando lhe é pedido imediatamente acontece. Por outro lado, Tai Chi é importante para pessoas mais idosas que não se interessam em lutar e fazer Tui Shou. Eu acredito que aprendendo o equilíbrio e a coordenação que é quase única no Tai Chi é imprescindível para sua sobrevivência. Uma queda, uma quebra de quadril ou fratura de ombro podem frequentemente significar o fim de uma vida prazerosa.

                    Nós temos muitas pessoas que ainda estão dispostas a investir 10 anos ou mais para se  tornarem proficientes em artes marciais, mas há muitos, muitos mais que não podem dispor de tempo tão longo. Como estão envelhecendo, eles devem aprender como ficar íntegros e flexíveis. Este o é o porque  estão estudando Tai Chi e para eles nós devemos fazer acontecer em apenas alguns meses.

                    Conarton- Você acha que o Taichi está se conduzindo em conflito de direções?

                    Dr. Chen- Não necessariamente. Eu aconselho meus jovens estudantes dedicados às artes marciais, quando eles estão prontos saírem e ensinarem. Eles ensinam idosos em centros, igrejas e hospitais. Eles não falam nestes lugares de bater, tropeçar e derrubar pessoas. Isto é uma realidade voltada para fora para muitas pessoas especialmente para senhoras idosas.

                    Nós ensinamos o prazer e os benefícios do Tai Chi. Nós tornamos o Tai Chi um evento e frequentemente eles juntam entre as lições de prática. O que é muito gratificante, e então eles se beneficiam de muitas outras formas. Alguns destes locais de desenvolvimento estão se anunciando como jardins de TaiChi agora. Você já ouviu sobre isso?

                    Conarton- Isso é sobre pessoas mais jovens. As pessoas do mercado dizem que gastam mais dinheiro e têm interesses mais diversificados. O que o sr. aconselha para eles, como eles estão escolham uma seqüência de exercícios ou  forma de uma  arte marcial para seguir?

                    Dr. Chen- Se você escolher Tai Chi, você se tornará muito atento ao que acontece dentro de seu corpo, não apenas onde você quer o desenvolvimento dos músculos e não apenas no fim de seu punho ou  mão ou pé.

                    Tai Chi será muito útil a você na prática de qualquer outro esporte e qualquer outra forma de arte marcial, bem como em dança e outras formas de exercício. Você pode não estar interessado agora sobre envelhecer, mas a pratica do Tai Chi poderia lhe dar uma vantagem  para muitos anos extras de viver feliz quando estiver muito velho para fazer  Kung Fu, Karatê, Box ou outras formas externas.

                    Conarton- Tem insights importantes que se revelam a você mesmo na prática contínua e enquanto você está ensinando?

                    Dr. Chen- Freqüentemente. Uma vez aprendido o mecanismo do movimento, meu corpo próximo da eficiência total e com aumento de relaxamento e equilíbrio, novas coisas se revelam a mim quase semanalmente.

                    Como um estudante e mais tarde como professor de Tai Chi eu aprendi (primeiro em minha imaginação bem como na prática) tornar cada músculo, uma alavanca, e sentir como minhas juntas estão trabalhando e como fazer as coisas acontecerem mais eficientemente; isto é, cotovelos para baixo para manter os ombros relaxados e tudo levemente arredondado quando se está mostrando força. Há quase simultânea compressão e descompressão a partir do enraizamento do pé e um senso do chute dentro do chão assim que o corpo sente como estivesse indo em duas direções ao mesmo tempo da forma desta forma. As coisas evoluem a partir da consciência que é importante, mas muito difícil de explicar completamente, sentimentos que apenas o corpo conhece... Mas o resultado é o aumento da eficiência. Talvez nossa grande ciência e tecnologia ainda não tenham palavras suficientes para tudo isso.

                    Ensinar é também uma grande experiência de aprender. Para ensinar a pessoa deve demonstrar e explicar em modos que sejam fáceis e façam sentido a seus estudantes. Isto é também um processo de aprendizagem para o professor.

                    Eu ensino um processo mecânico para Tai Chi.É uma progressão de estágios  em que a pessoa  passa como um estudo. Primeiro, naturalmente, aprende-se os nomes dos movimentos, seu tempo e a ordem na qual devem ocorrer na Forma. Depois disto, é muito importante fazer estes movimentos corretamente baseados em como as partes do corpo trabalham juntas. O estágio final é quando se está  realmente aprendendo a começar, e então nunca termina.

                    Não é necessário estudar anatomia para compreender partes do corpo. Há a cabeça e pescoço, os  braços separados por juntas, o dorso separado da parte inferior do corpo pelas juntas dos quadris  e as pernas e pés separados por juntas; é isso sobre ele.

                    As juntas dos quadris são particularmente importantes porque elas carregam todas as mensagens da parte superior do corpo para a parte inferior e vice-versa. Isto soa simplista até que você perceba que as juntas dos quadris são o centro de controle de todo corpo.

                    Cada movimento na Forma, mesmo dos braços e mãos, pernas e pés devem emanar a partir dos quadris. Pratique isto. Se você move um braço ou uma perna fazendo certo vai corresponder a algo que acontece nos quadris. Deixe os quadris conduzirem. Logo não haverá demora. A combinação acontecerá simultaneamente.

                    Meu recurso particular em ensinar é que eu compreendo anatomia e como o corpo humano atua com todas suas juntas e músculos e anexos. A única dificuldade é fazer meus alunos entenderem isto.

                    Mesmo depois de 30 anos de estudos em  Tai’Chi e 20 anos ensinando é ainda uma coisa difícil comunicar  a meus alunos sobre relaxamento. Quando ensino pessoas mais velhas é ainda mais imperativo elas se tornarem hábeis na arte do relaxamento e estabelecerem um bom peso-raiz sob os seus pés e assim eles ficam equilibrados. Fazendo isto rapidamente podem com frequência se prevenir de problemas de quedas.

                    Coonarton- A arte do relaxamento. Peso-raiz. Hummm. Você está começando a me fazer desejar saber se eu entendi alguma coisa sobre relaxamento. Aparentemente há muito mais do que apenas estar solto.Ajude-me  a compreender melhor.

                    Dr. Chen- Ok, começar da cabeça. Conscientemente relaxe o pescoço, os ombros e os braços, assim há haverá tensão, apenas um mínimo de esforço para mantê-los no lugar. Sinta o quanto eles pesam. Então, no dorso você sentirá o peso da parte superior de seu corpo próximo das juntas dos quadris. Aí você sente.

                    Praticando Tai’Chi quando você está muito cansado ajuda a ter este necessário sentimento de relaxamento. Outra forma é lembrar estando doente de cama e como sentia ao levantar e se mover ao redor. Seu corpo estava pesado e cada parte deixava você conhecer que estava abusando dele apenas por se mover. É o que eu quero dizer por sendo consciente das partes do corpo. Outra forma é fingir que está bêbado. Um bêbado pode frequentemente tomar um terrível golpe ou cair sem se machucar porque seu corpo está relaxado. Eu não recomendo ficar bêbado, apenas captar o sentido correspondente ao relaxamento.

                    Agora, se suas juntas estão relaxadas e não respondem a nenhuma tensão em seus membros superiores, o sentimento de peso descerá progressivamente para as coxas e barriga da perna e de todo modo para a planta dos pés.

                    Preste atenção para as palmas e dedos e as plantas dos pés. Se você está completamente relaxado você sentirá um formigamento nas mãos e peso nos pés. Com o passar do tempo quando você adquire esta forma correta, você será capaz de comprimir e soltar a raiz dos pés à vontade e tremenda força pode ser mostrada.

                    Quando nós empurramos repentinamente com bom relaxamento, a força vem da planta dos pés como uma mola, e ela pode erguer um oponente direto do chão. A mola solta empurra tanto para cima como para baixo e assim nós estamos.

                    Nós devemos sempre manter um sensação de peso sem controle, não apenas quando praticamos, mas também quando caminhamos, quando subimos e descemos escadas, tomando banho ou escovando os dentes. Este peso desenfreado que sendo consciente do quanto cada parte de nós pesa, pode ser uma boa explicação do termo relaxado em T’ai Chi.

                    Conarton- Como você descreve isto, eu posso mesmo senti-lo acontecendo em mim e é certamente diferente do que eu pensava ser relaxado; Segurando minha mão agora e experimentando o peso dela, faz o relaxamento ser mais fácil.

                    Dr. Chen- Sua sensibilidade é bastante aumentada fazendo isto. Você compreenderá a diferença mesmo, na próxima vez em que fizer Push Hands ou mesmo quando der um passo ou fizer um movimento mais leve fazendo a Forma. Suas reações também serão mais rápidas e mais fortes.

                    Ao relaxar torne-se pesado ou como se mergulhasse fundo, como alguns descrevem isto, sua relação com o que está debaixo de você fica muito controlada e íntima. É muito diferente de apenas se agachar um pouco sentindo peso como ao caminhar ao redor. Você se sentirá de fato mais vivo porque removeu todas as tensões de seu corpo.

                    Conarton- Além de ensinar e fazer pesquisas, você é também integrante do Centro para Saúde Positiva da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa, Flórida. Como eu compreendo isto, a intenção das pessoas da Universidade que criaram este centro é para disseminar informações e instruir os povos da grande área metropolitana na prática de boa saúde. Com seu envolvimento lá teria que ter em algum lugar uma ligação com Ta’i Chi. Correto?

                    Dr Chen- Sim. O Centro para Saúde Positiva, do qual eu sou apenas uma parte, faz pesquisa, treina estudantes e presta serviços comunitários. Como parte disto, ele promove e enfatiza prática de exercícios que são bons para o físico bem como o e equilíbrio mental. T’ai Chi ensina tanto equilíbrio, como a forma correta de estar em pé, de andar com passos de bom enraizamento.

                    T’ai Chi ensina você a se tornar enraizado no solo ou no chão, mesmo quando caminhando para os lados ou para trás. Ele ensina como virar e girar e como ter bom equilíbrio mesmo ficando num só pé.    

                    Eu duvido que haja alguma outra forma além do T’ai Chi que ensine estas coisas tão bem, tão rapidamente e tão sem dor. Além do que T’ai Chi é agradável e interessante. Ele o mantém pensando e conectado com o que está acontecendo com seu corpo. Ele também reúne as pessoas. Fazer amigos é bom para a saúde.

                    Permita-me dar uma pequena técnica aqui. T’ai Chi também aumenta a densidade mineral, óssea. Isto é algo que todas as pessoas com mais idade deveriam fazer para evitar fraturas. Eu participei em estudos que foram apresentados no encontro anual de 1996 do Colégio Americano de Reumatologia. A prova estava lá. Depois da participação por 6 meses de aulas de T’ai Chi os ossos daquelas pessoas estavam mais fortes. Eu penso que aparentemente até agora minha orientação é dirigida para ajudar àqueles que se aproximam da idade avançada. Isto agora inclui pessoas em crescimento, uma grande percentagem de nossa população.

                    Trinta milhões de pessoas deste país estão agora com 65 anos para cima. Em trinta anos este número será dobrado. Certamente para eles o equilíbrio deve ser de prioridade alta. Atualmente, a cada ano, 340.000 pessoas sofrem de fraturas dos quadris. Se este número dobra assim como o que são muitas vidas potencialmente arruinadas; que acontece se envelhecendo as pessoas não aprenderam sobre relaxamento e equilíbrio.

                    Eu considero o T’ai Chi uma importante parte do futuro para todas as pessoas idosas que procuram permanecer com saúde enquanto estamos vivos. É como eu vejo, eu também me incluo aqui.

Tradução: Teresa Adada Sell

 

Janeiro de 2005.