Benefícios da Meditação em Pé - Melhora a Saúde e a Preparação Física

17/12/2023 16:15

Durante um seminário nos Estados Unidos, Chen Qing Zhou (Ching Joe) foi questionado: qual era a coisa mais importante que alguém poderia fazer para melhorar. Ele respondeu:

“Vou te dizer exatamente o que fazer e isso vai melhorar sua saúde, tai chi, suas habilidades marciais e mentais, e levará apenas três minutos por dia. Mas você não vai fazer isso.

 

1. Obtenha Mais Benefícios da Meditação em Pé, Empregando Posturas Profundas Para Melhorar Sua Saúde.

Aqui está a visão geral. Você assume uma postura que é como se estivesse prestes a se sentar em uma cadeira que não existe. Sua coluna está ereta e você está respirando profundamente na barriga. Suas coxas começam a queimar, você começa a suar e suas costas podem doer um pouco. Sua mente se rebela e você tem que lutar para desacelerar sua respiração e permanecer na postura. Sim, tudo em 180 segundos.

Aqui está o que está acontecendo fisiologicamente:

A medula óssea  é o tecido esponjoso encontrado dentro dos ossos. Nos ossos maiores - como coluna, esterno, quadril, costelas, pernas ou crânio - a medula óssea contém células que produzem aproximadamente 500 bilhões de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas por dia ( hematopoiese ).  Durante a meditação em pé, você está pedindo aos seus ossos grandes e postura para aliviar o peso do seu corpo quando normalmente é sustentado por músculos móveis  estabilizadores. Isso cria uma pressão intensa sobre essas estruturas e atua como um catalisador para a atividade.   Zhan Zhuang coloca uma chama sob o caldeirão que é diretamente responsável por sua imunidade e reconstrução de tecidos. 500 bilhões de células sanguíneas! A magnitude da tarefa da medula óssea é inigualável. Sistema de treinamento muito elegante.

2. Os Benefícios da Meditação em Pé: Melhorando as Habilidades Marciais

                  Yu Yong Nian:

Você pode melhorar muito rapidamente sua condição física.

  • Com técnicas básicas muito simples, você pode compreender facilmente o movimento,   pois os movimentos   são extensões diretas das posturas.
  • Técnicas básicas sólidas são as bases necessárias para técnicas de nível superior.
  • Eles podem evitar que você se machuque ou se machuque durante o treinamento.
  • Eles podem prolongar a duração da prática. Por meio do treinamento de técnicas básicas regulares e precisas, os praticantes podem continuar a praticar, mesmo em idade avançada.
  • O treinamento de técnicas básicas pode melhorar a qualidade de seus movimentos, melhorando a elasticidade de cada articulação, e o controle de cada músculo. Como resultado, seus movimentos são mais harmoniosos, apresentando sua própria beleza e em uma palavra seu corpo atinge um estado de "altamente adaptável e em perfeito controle".

 

3. Como a Meditação em Pé Reprograma o Corpo

Demorei para aceitar esta grande afirmação de que poderia "reprogramar o corpo", até que comecei a receber feedback fisiológico  que não conseguia explicar, e ouvi a mesma explicação de duas fontes diferentes.

Aqui está Wang Xiangzhai em sua explicação de Zhan Zhuang.

Wang Xiangzhai

 

“Yangshengzhuang (posturas que nutrem a saúde) é uma forma de cultivar a saúde, uma espécie de exercício básico de treinamento interno. Como as posturas e movimentos estão em conformidade com a fisiologia do corpo humano, o sistema nervoso está em repouso e sendo regulado positivamente e, ao mesmo tempo que o corpo é treinado, o objetivo de cultivar a saúde e a cura pode ser alcançado (já foi provado na prática).”

Chen Youze

 

Aqui está Chen Youze, parafraseado de uma palestra sobre os benefícios de Ficar em Pé e do Tai Chi sobre o exercício físico.

“O coração é um músculo forte que fornece todo o sangue para todo o corpo. Posturas profundas estressam o corpo de boas maneiras para torná-lo mais forte e aumentar o fluxo sanguíneo e limpar o corpo através do suor. Correr ou outros exercícios fazem a mesma coisa, mas estressam o coração. Trabalho e vida também estressam o coração. Se fazemos exercícios que estressam o coração e causamos estresse durante a vida, o coração nunca consegue relaxar. Permanecer [meditação] nos dá todos os benefícios de mudar nossa postura e fortalecer o corpo sem estressá-lo. ”

De volta à pergunta original: Como faço para melhorar simultaneamente minha saúde e habilidade marcial em 3 minutos / dia?

FICAR EM PÉ. Você já sabia a resposta agora, mas espero que eu tenha fornecido a adesão necessária para tornar a prática valiosa. 

Em Pé Versus Sentado e Qi Gong

Chen Youze, filho de Chen Qing Zhou estava ministrando um seminário sobre Qi Gong e meditação. Quando questionado sobre se as séries poderiam / deveriam ser realizadas em pé ou sentado, ele respondeu que as séries deveriam ser sempre realizadas em pé, exceto em circunstâncias temporárias (lesão) ou cumulativas (idade). É difícil para todos no começo, mas seu tempo aumentará. Ele destacou alguns mestres bastante talentosos de Ba Gua e  Tai Chi  Yang que estavam agora na casa dos oitenta e tinham problemas de mobilidade. Ele achava que isso se devia em parte à quebra da postura na prega inguinal (a virilha) que a posição sentada causa, e à falta de fortalecimento das pernas.

Referências:

Zhan Zhuang e a busca de Wu por Yu Yong Nian

Zhan Zhuang por Wang Xiangzhai

Maestro Lam Kam Chuen- El Camino de La Energia- Gaia Books Limited, 1991.

Wikipedia: Medula Óssea

https://en.wikipedia.org/wiki/Bone_marrow

https://en.wikipedia.org/wiki/Zhan_zhuang

 (Organização- Teresa Sell- 2023)