Lam Kam Chuen em: Aspectos Internos do Tai Chi

02/07/2023 17:32
  1. Aspectos Internos do Tai Chi

     Há vários princípios específicos do uso da energia interna que distinguem uma arte  marcial interna.

    1) O simples e eficiente uso dos mecanismos do corpo.

    2) O uso relaxado do corpo todo, e seu volume.

    3) O controle da linha central essencialmente a espinha, e o balanço (equilíbrio) entre você e o oponente. Os movimentos de ambos são como um  par de dança.

  4) O uso intencional da mente que é crucial e o mais difícil de ser aprendido.

     Se a Forma é feita externamente que são os movimentos apenas, não haverá equilíbrio internamente para o qual é necessário fazer ambos os lados, esquerdo e direito. Se a forma é feita com os princípios internos, então ela é equilibrada, considerando-se arbitrariamente posição de mão ou de corpo. Nesse caso não é necessário observar imagem no espelho.

     Os estritos movimentos externos usados não são importantes como os princípios internos.  Uma eventual e efetiva defesa pode ocorrer a partir de movimentos internos.

     A energia interna é melhor compreendida e usada através de metáforas. Ela pode ser pensada como pressão, como vapor que infla um balão ou move um pistão.

     Se se sopra um balão com a forma de um coelho com orelhas longas, as orelhas se estendem devido à pressão interna. Se uma parte do balão é comprimida ou apertada, então a outra parte será estendida ou expandida. Consequentemente, deve-se fazer a Forma sentindo-se gentilmente inflada e cheia em cada braço como uma orelha de coelho. Assim, se um oponente ataca (ou comprime), uma parte de seu balão, outra parte dele será o contra-ataque (ou expandida). Consequentemente deve-se fazer a Forma sentindo-se  gentilmente inflada e cheia em cada braço como uma orelha de coelho. Assim, se um oponente ataca ( ou comprime) uma parte de seu balão, outra parte dele será o contra-ataque (ou expandida).

     Alternativamente, você pode imaginar que dentro de seu balão inflável (corpo) há um infinito número de triângulos que tentam (de novo gentilmente) expandir-se em todas a direções. Ninguém pode ver esta pressão externamente, mas ela está dentro dos movimentos. Um ataque ao seu oponente é quando o ponto de uma das peças dos triângulos  internos do balão deflagra explosivamente na direção dele.

     Uma diferente analogia que explica para alguns estudantes o que é energia interna é a água. Ela sempre encontra os pontos mais baixos, os pontos que necessitam serem preenchidos, e os preenche de alguma forma como a água de uma baía. Um pequeno empurrão do oponente apenas toca na superfície da água da baía que é suave e plácida. Um empurrão mais forte penetra profundamente e provoca alguma turbulência. Um empurrão muito forte penetra até a base e a fará saltar das pedras. Estes são alguns níveis de resposta para o ataque no Tai Chi.

     Se o corpo humano é imaginado como uma bolsa cheia de água, então quando ela é empurrada ou golpeada a água pode mover-se para fora do impacto e revidar o oponente. Alternativamente, se a bolsa de água é dirigida para fora (pelas pernas e quadris) ao mesmo tempo como um golpe do oponente então   o oponente será revidado pelo movimento interno da água no ponto de contato. Quando você usa o poder desenvolvido pelo Chi Kung, você tende simplesmente a rebater ao ataque   e ao oponente, assumindo que você tem mais poder do que ele.

     O Tai Chi tende a usar o Ceder (não resistência), e Neutralização (redirecionamento) da força interna. Cedendo, simplesmente significa não ir ao encontro da força de entrada, com sua própria força de frente.

     Lam enfatiza que cedendo por recuo apenas traz o oponente diretamente para você, e você tem apenas um espaço limitado para recuar. Você abre caminho para a força suavemente, movendo-se ou girando (se necessário), e então redirecionando a força de seu ataque (neutralizando-a).

     Tomemos como exemplo um companheiro que empurra no centro de seu peito com a palma da mão. Se você então girar seu dorso suavemente, o ponto de pressão será mudado de sua palma para um lado fraco (do lado do  dedo mínimo ou do polegar). Seu ponto de ataque não é muito efetivo, mesmo que você use o novo ponto de pressão na borda da palma da mão para empurrar para trás. Isto é um exemplo de ceder e neutralizar (redirecionar).

Uma vez a força redirecionada, a mente do oponente se aquietará, seja no empurrar ou no golpear (mão, cotovelo, joelho, etc), deixando seu corpo aberto (vazio de intencionalidade mental), para um contra-ataque. Neste sentido, o corpo é como um tanque tendo a mente como o motorista. Se o motorista está concentrado em proteger o tanque ele será salvo, mas se o motorista está concentrado em descarregar , o tanque será vulnerável.

 

     2- Erros Comuns e Falsas Concepções

     Após seus anos de ensinamentos, Lam acredita que há algumas falhas e concepções errôneas nos praticantes de Tai Chi.

    Excessiva tensão muscular (como curvar os ombros), e excessivo relaxamento (flacidez de mãos e braços, ou peito encolhido), são alguns extremos que devem ser evitados.

     Os movimentos na Forma deverão ser vivos e animados, com o mínimo de tensão necessária para manter a   própria posição.

     Alguns estudantes carecem de flexibilidade suficiente nos quadris, joelhos e juntas dos tornozelos. Isto pode algumas vezes ser a causa da desnecessária tensão ou postura incorreta enquanto fazem a Forma. Na prática, as posturas não deverão ser muito estreitas na largura nem muito curtas na extensão.

     Olhando os pés (para observar seus passos), você dirigirá a inclinação. Geralmente a postura vertical é melhor, embora alguns graus de inclinação são aceitáveis e mesmo necessários quando requeridos para alguns movimentos da Forma. A Forma principalmente deve ser praticada como é ensinada, sem o acréscimo e “enfeites” por parte dos alunos. A Forma deve ser mantida simples, natural e relaxada. Como Lam   frequentemente diz: “Natural e Relaxada.” Se o corpo está relaxado e natural ele estará cheio de poder natural.

     O princípio de ser natural e relaxado pode ser usado para corrigir suas posturas quando fizer a Forma. Durante a Forma você “congelará” uma postura em particular e observará a tensão no corpo, a dor nas juntas (como os joelhos), ou posição forçada em alguma parte. Nunca force um movimento ou junta, e se alguma coisa está doendo pare de uma vez. Dores causadas pela prática incorreta do Tai Chi podem levar anos para curar.

     As costas devem ser naturalmente retas e verticais sem rigidez.

     O cóccix não deve ser empurrado para baixo já que isto é usualmente acompanhado por contração muscular e ela conduz a passos desajeitados quando você tenta se mover.

     O melhor é que a parte inferior das costas é relaxada e o cóccix pode se “erguer”, portanto, deixar a espinha com sua natural curvatura. Esta constitui a correta posição para o cóccix. Do mesmo modo, o peito não é erguido de maneira exagerada como um soldado em continência (tensão), nem permitindo uma queda para frente, conduzindo a uma postura desmoronada ou curvada (flácida).

     O peito é erguido numa posição natural e aberto entre estes dois extremos. Suspendendo a cabeça corretamente, o pescoço e a aparte superior das costas, têm um efeito similar para erguer gentilmente o peito.

    Os estudantes também tendem a fazer a Forma tão rapidamente e alguns perdem a disciplina para a prática regular no período de alguns anos. Este é o resultado da rapidez precipitada da vida no Ocidente.

    Os estudantes também tendem à indulgência pensando e intelectualizando muito.

    O pensamento não substitui a compreensão obtida através de prática diligente. O que você compreende através da prática da Forma não pode nunca ser esquecido ou jogado fora.

 

     3- Conselhos para a Forma

     A Forma não é uma série e movimentos ou técnicas para serem memorizados e então repetidos como papagaio. Ela é uma ferramenta   para aprender como mover-se de uma maneira relaxada, natural e poderosa. 

     Numa situação real você necessitará reagir naturalmente de acordo com as circunstâncias e não terá tempo para relembrar técnicas ensaiadas. Lam aconselha como um mínimum que estudantes façam sua Forma Mini- Círculo 03 vezes sucessivamente.

     A primeira vez é simplesmente para relembrar os movimentos. A segunda vez a Forma deve ser feita com baixa postura e extensão relaxada de todas as juntas. A terceira vez deve ser feita com espírito como se estivesse treinando com a energia como um iô-iô, empurrando para fora e puxando de volta.

     Uma maneira muito usada de desenvolvimento do poder interno é fazer a Forma segurando cada postura de 5 segundos a 01 minuto. Isto também ajuda a aprofundar cada postura.

     Em toda prática a velocidade natural é melhor. Um passo que é confortável, lento e relaxado é melhor. Mais tarde quando você já sabe a Forma, você pode fazê-la em qualquer velocidade que mais gostar. A Forma é como aprender a dirigir um carro. No início você é lento e inseguro, mas depois de alguns anos você estará confortável mesmo em alta velocidade numa rodovia.

     Os movimentos do Tai Chi não devem ser muito curtos ou muito largos. O movimento de braços é relaxado e natural. Os braços são como chicotes, com o corpo sendo o cabo.

     Uma diferença significativa de outros estilos de Tai Chi para o método de Lam é a posição da mão quando empurra. Lam acredita que um empurrar com os dedos juntos com o pulso inclinado não é efetivo para um combate.

O pulso inclinado cria tensão no antebraço e os dedos duros são facilmente agarrados pelo oponente. Um empurrar (push) mais efetivo é com os pulsos e dedos estendidos.

     Se o oponente não está fora de guarda, ele simplesmente reverte um golpe com um dedo (ou push) para   o rosto, pescoço, peito, plexus solar ou abdome. Se um oponente está fora de guarda, o push é com a ponta dos nós dos dedos na palma, melhor que o centro da palma. Com a mão nesta posição é mais fácil deslizar sua mão sobre uma tensa e não responsiva fora de guarda, e mudar para uma estocada de dedo.

     Outra diferença de outros estilos de Tai Chi é que mais   giros são feitos na planta do pé (bola do pé). Este é mais   estável que um giro no calcanhar, já que ele deixa o centro de gravidade cair durante o giro. Girando na bola do pé também dá um poder de elasticidade em espiral do movimento de curva da perna.

     As posturas de Tai Chi do estilo de Lam são mais estreitas que a largura dos ombros, com aproximadamente a extensão de um pé entre os dois, mas eles não são tão curtos em largura.

     O pé da frente em direção ao centro do oponente e o pé do fundo está num ângulo de aproximadamente 30º para a linha do pé da frente. Esta postura é a melhor relação entre estabilidade e poder explosivo. Ela é quase similar a uma postura em barreira.

     Numa postura é importante nunca oferecer uma superfície rasa (ou quadrada) para o oponente. É melhor sempre manter o corpo angulado suavemente já que isto mostra uma pequena área na qual é mais fácil se defender. Mesmo que o oponente se contate batendo, será desviado o golpe apesar do ataque direto.

     Ao fazer a Forma, é importante compreender seu balanço, e como o peso é transferido de pé para o pé em movimento. O peso nunca é distribuído 50% a 50% entre os pés. Também o peso nunca é 100% numa perna, exceto durante um passo, senão você ficará instável. É usual para a prática em diferentes extensões e em diferentes condições, explorar essas ideias. Exemplos incluem gelo, neve, areia, cascalhos, natação em piscina e no mar.

     Para ajudar os estudantes compreenderem os círculos e esferas do Tai Chi eles aprendem uma versão especial- a Forma do Míni-Círculo de Lam, que usa uma grande bola de praia. Esta Forma mostra claramente todos os círculos e balões que existem dentro dos movimentos, e mostra a harmonia entre   mãos, o corpo e a forma. Neste sentido, a forma de bola de praia é um corte curto para a profunda compreensão do Tai Chi.

     A respiração é natural e ela não é nem artificialmente controlada, nem sincronizada com os movimentos já que estes podem conduzir à tensão do peito e do abdome. Lam acredita que o corpo fará isto naturalmente e corretamente sem a intelectual intervenção de nossa parte.

    Respiração reversa não é pensar ou praticar explicitamente, visto que ela acontecerá naturalmente se você deixar. Por ex, se você exalar ou soprar repetidamente você verá que usou a respiração reversa sem pensar. Se você achar que este exercício não ocorre naturalmente é uma boa indicação de excesso de tensão em seu peito ou abdome. A vantagem da respiração reversa é que ela pode acrescentar poder à técnica, mas isto não é sempre  necessário. De qualquer maneira, Lam fala a seus estudantes para não fazerem esforço, ou forçarem sua respiração para consegui-la, porque isto criará tensão no peito ou no abdome.

     A posição da cabeça e a direção dos olhos são também cruciais no Tai Chi. Onde você olha afeta a força e estabilidade de sua postura. Isto porque os olhos ajudam a guiar a intenção mental e isto aumentará poder em qualquer técnica ou postura.

     Apontando os dedos para o oponente durante um empurrão (push), também acompanhará o mesmo efeito de dar um foco direcional.

     No girar para trás, ou puxar para baixo, você olha para baixo para estabilizar as pernas e dar poder para força da parte inferior.

     Iniciantes e intermediários necessitam controlar mais a direção de seus olhos, mas as pessoas mais avançadas podem, contudo, fazer trabalho técnico sem olhar, ou mesmo com olhos semicerrados.  O uso dos olhos tem um significado de treinar a intenção.

     O uso dos olhos e sua relação para a intenção, pode ser experimentada com uso de vários exercícios. Um exemplo é o “braço frouxo”. Se você está olhando além de seu braço enquanto seu companheiro tenta incliná-lo pelo cotovelo, será mais difícil ou impossível para seu companheiro ser bem sucedido. Porém, se você olha para fora enquanto seu companheiro tenta de novo, então  seu companheiro será bem sucedido muito mais facilmente. O mesmo princípio se aplica quando empurro o oponente. Tente o mesmo empurrão enquanto olha para o oponente e enquanto olha para fora, e compare o poder e a efetividade   da técnica.

     O uso de exercícios como aqueles acima sublinhados, na crença de Lam é que você deve apender por você mesmo. A eficiência e a eficácia de todas as técnicas e movimentos são baseados em princípios de Física Biomecânica.  

     Você deve testar e experimentar com as técnicas e posturas, e verificar por si mesmo o que trabalhar. Sem esta investigação pessoal você nunca compreenderá Tai Chi. O professor é um guia que dá a você a chave para o caminho da porta. Você deve abri-la   e explorar o outro lado por si próprio.

   4- Pushing Hands

   Pushinhg- hands- empurrar mãos- ensina o uso e a compreensão do poder, postura, equilíbrio e tempo. Não é brigando ou lutando e não é sobre ganhar ou perder.

  Pushing- hands não deve envolver esforço muscular de braços e ombros, e se estiver tenso ou cansado, então você faz errado.

    Quando fizer pushing-hands não use movimentos exagerados. Você desvia o push do outro apenas o suficiente para tirá-lo de sua linha central, mas continuará ainda próximo de sua direção original.

     Se você desvia seu push muito longe, simplesmente subirá seus cotovelos ou ombros na sua linha central. Consequentemente, pequenos círculos são muito melhores, do que os largos e amplos círculos que você frequentemente vê no pushing- hands.

     Um ponto chave do pushing-  hands - é aprender a sentir instintivamente o que se deve fazer para controlar seu oponente. Sentir o que é cheio (tenso) e vazio (relaxado) no corpo de seu oponente.

     Não resistir ou atacar o que está cheio, mas atacar o que está vazio. Isso significa que você deve trabalhar com o ponto ou pontos de contato entre você e o oponente, que são tipicamente nas mãos, pulsos, antebraços, e braços.

     O Tempo é um crucial elemento que deve ser bem treinado. Estar atento para explorar a oportunidade; muito cedo ou muito tarde não adiantará.

     Um exercício que Lam usa para ensinar aos iniciantes a ideia de prender, é o uso de um a tábua de madeira que é larga suficiente para uma palma e  aproximadamente com uma polegada de espessura. Se os estudantes não se prendem um ao outro todo o tempo, a tábua deslizará de suas mãos e cairá em seus dedos. Você aprende rapidamente a segurar seu oponente.

     Lam enfatiza a necessidade pelo respeito ao professor e pela arte. Isto é patê da cultura chinesa que não é facilmente esquecido. Se um estudante não mostra respeito, então ele receberá apenas ensinamento superficial e os profundos aspectos da arte não serão ensinados a ele.

     Nesse sentido, o número de anos gastos com um professor particular não é garantia que ele teve um entendimento completo da arte.

     Lam, autor de “O Caminho da Energia”- um livro sobre: Zham-Zhuag, estudou artes marciais desde os 12 anos de idade em Hong- Kong, quando ele aprendeu Choy Lay Fat, Shaolim do norte, Palma de Ferro, e estilo Sun. Ele também estudou medicina tradicional chinesa e se tornou plenamente qualificado em ervas e plantas. Ele sentia que estes estudos o ajudariam a compreender o corpo humano e a relação do Chi para o movimento. Ele foi para Londres em 1976 e ensinou na clínica Lam na Chinatown de Londres.      Ele originalmente ensinou os 108 movimentos da Forma Sun, mas mais tarde desenvolveu uma Forma de 48 passos e então  a Mini Forma que pode ser aprendida em 10 semanas e praticada num pequeno tempo com 5 minutos por dia.

( By T.J Vander Noot- artigo  baseado em entrevista com Lam  Kam Chuen, em Londres, UK)

(Tradução livre de Teresa Adada Sell)