Os Três Tesouros da Alquimia Taoísta

25/04/2013 17:54

 

 

            Os princípios da Escola do Elixir Interno são esboçados   em forma escrita num trabalho do 2º século por Wei P’o Yang, intitulado  Chou-i Ts’ na -t’ung-ch’i, ou Meditação sobre  Identidade e Unidade. Esse  texto tornou-se famoso como uma fonte para comentários por Chu Hsi e Yü Yen , no século 12º e 13º respectivamente.  Esses autores descrevem uma teoria que é fundamental para as artes marciais internas. Ela afirma que o “Elixir” que promove a longevidade é composto por 3 preciosas substâncias:

 

            JING -  ESSÊNCIA- Energia Sexual

            QI -       RESPIRAÇÃO- Energia Vital

           SHEN-  ESPÍRITO

 

            Cada uma dessas substâncias têm um desdobramento em natureza e funções, uma a nível individual na própria pessoa e outra no nível cósmico dentro do universo.

 

            JING- Significa Essência. É  a mais original e refinada parte de todas as coisas. Existe em tudo. Representa a parte mais básica de todas as coisas nas quais mostra suas características.

Jing se manifesta materialmente como fluidos reprodutivos dentro dos indivíduos. É energia sexual que mantém a vida e a vitalidade do corpo humano.

No nível cósmico Jing é a energia da vida do céu e da terra que causa a luz do sol e da lua, o crescimento e a fertilidade da natureza. Jing é similar ao conceito hindu de Kundalini e em ambos os textos, chinês e indiano a base da espinha é seu lugar de domicílio no corpo humano.

            Ao nascer você recebe o Jing Original de seus pais. Depois do nascimento este Jing Original fica em sua própria morada – os Rins, que são considerados a base de seu Jing. Você não pode  aumentar a quantia de Jing que você recebeu ao nascer, mas o Jing pós-natal é retirado dos alimentos e do ar;  treinando Qigong você  pode melhorar a qualidade de seu Jing. Qigong pode também lhe ensinar como converter seu Jing Original em Qi Original e como usar este Qi efetivamente.

 

            QI-  Compreendido como Energia Bioelétrica ou Energia Vital- É fonte de todo poder interno.

            O refinamento do Jing dá origem ao Qi.

 Você tem o Qi Original proveniente do Jing Original e o Qi adquirido  através da comida e do ar. De acordo com a qualidade do ar e do alimento seu corpo pode  se tornar mais positivo ou mais negativo dependendo de como você os absorve.

 

                      Quando você retém e protege seu Jing Original você é capaz de gerar o Qi Original num fluxo puro e contínuo. Já que o Qi Original vem do Jing Original, ambos têm nos rins suas raízes. Jing forte  e pleno gera Qi forte e pleno também. Este Qi reside no baixo abdome- no Dantian.

            A energia do Qi  é cultivada por técnicas de respiração e é criada pelo refinamento do  Jing.  A Escola do “Elixir Interno” chama isso de “respiração embrionária,” conhecida e praticada pela tradição taoísta.

            No nível cósmico, o Qi é a energia do céu e da terra que promove o ímpeto da mudança perpétua.

 

 

 

            SHEN-  É o Espírito (difícil de traduzir).  É a força que o mantém vivo, o espírito de seu ser. É o que o faz humano, porque os animais não tem Shen.

Refere-se a duas  concepções: Shi Shen- consciência ordinária e Yüan Shen- consciência espiritual.

Shi Shen- é composto de todos os processos mentais que são adquiridos durante ou depois do nascimento, tais como: a consciência de si (self), pensamentos, sentimentos e sensações.

Yüan Shen-  é a consciência espiritual que existe antes do nascimento. Com a idade, a pessoa tem  sua mente original obscurecida pela consciência ordinária.

 

  Através de técnicas de meditação a Escola do “Elixir Interno” procura reverter este processo.O sábio é aquele que retornou à fonte- à consciência de antes do nascimento.

 

            Níveis mais profundos de treinamento em Qigong incluem a conversão de Jing em Qi, o qual é conduzido então para o cérebro para  elevar o Shen. Este processo é chamado “Fa Jing Bu Nao e significa “retorno do Jing para nutrir o cérebro”. Quando o Qi é conduzido para a cabeça, ele fica no alto Dantian (centro da fronte) que =é a morada  do Shen. Qi e Shen são mutuamente  relacionados. Shen fraco e Qi fraco, degeneram o corpo . O Qi dá suporte ao Shen energizando-o e mantendo-o agudo, claro e forte.

 

            A nível cósmico, o Yüan Shen  envolve a união do indivíduo com o TAO, a consciência espiritual do céu e da terra- a mente original da natureza manifestada como energia da vida.

 

            A fórmula básica comum, tanto para a filosofia taoísta como para a tradição  marcial  assim se expressa:

 

            Através da composição da energia sexual-  JING, a respiração- QI  é transformada; através da composição da respiração o espírito- SHEN  é transformado, assim: JING, QI e SHEN são os mais fundamentais  elementos no processo de respiração  meditativa.

            O refinamento de Shen é por último um retorno ao VAZIO (Hsü) que está associado com o estado do ser humano antes de seu nascimento.

Depois do nascimento o Hsü tem dois aspectos: MING (vida ou destino) e HSING- (consciência espiritual).

MING- é o tempo humano que constantemente se deteriora depois do nascimento.

 

HSING- é a raiz da consciência espiritual. O objetivo nas práticas (de Tai Chi, Qi Gong, meditação), é a fusão do Ming material com o Hsing espiritual e assim fazendo retornar ao estado original, perpétuo e amplo do vazio.

A experiência de um estado de elevação espiritual  foi descrito por diferentes  termos através da história da China, antes e depois da chegada do Budismo: Shunyata (Vazio), Iluminação, Mente Original, Bodhi (Despertar), Bhudeidade, Consciência Pré-Natal, Obtenção do Tão.  Referem-se a uma experiência além da linguagem.A idéia  essencial é que antes do nascimento o ser humano   tem um estado imaculado, puro. Depois do nascimento a criança aprende a perceber em termos da linguagem e   normas impostas de cada cultura. Este processo  de socialização  obscurece a percepção original e a pureza inatas.

Referências Bibliográficas:

Este texto foi   elaborado a partir da tradução de dois originais:

 

DONG, Y.P. -Still as a Mountain, Powerful as Thunder- Boston & London-          

                   Shambala, 1993.

          JWING-MING, Dr. Yang- Qigong for Arthritis- Ymaa Publication Center,

                   Second Printing, 1996.

 

 

 

Oservação:

Com  o treino em Qi Gong ou nas artes marciais, o praticante se reconecta com sua face original, sem perder a percepção de seu meio social. Retorna ao seu estado original da mente em que não estava separado de Deus.Seus conceitos são refeitos e ele se vê a si mesmo, sem preconceitos, sem temores.

 

 

     

             Florianópolis, inverno de 2001.

 

 

 

                                 Tradução e Organização: Teresa Adada Sell