Qi Gong e o Sistema Imunológico

19/01/2013 18:50

Durante muitos anos eu li sobre os vários benefícios de saúde do Chi Kung (Qi Gong) e do Tai Chi Chuan (Taijiquan). Eu ficava fascinado pelas notícias: da produção de leucócitos, estabilização da pressão sanguínea, aumento da função imunológica, e assim por diante. Para mim não era uma questão de se isso era assim, mas, como isso ocorre?

Eu encontrei bastante material descrevendo os efeitos energéticos do Chi Kung, vindo de

uma perspectiva tradicional, mas, encontrar informações sobre o processo fisiológico, que é como isto realmente acontece tem demonstrado mais dificuldade.

Durante meus estudos de anatomia e fisiologia, quando estava na escola de massagem, eu tive alguns insigts em como os efeitos do Chi Kung beneficiam o sistema imunológico. Desde então eu tenho explorado esta relação mais longamente através do estudo teórico de anatomia e fisiologia e prática de Qi Gong.

Seguem-se alguns achados até esta data que eu gostaria de partilhar O sistema imunológico não é necessariamente um sistema verdadeiro, mas é mais uma função ou resposta. Esta resposta é a ação de células como fagócitos e células assassinas, bem como substâncias como interferon e anticorpos. Estas células vivem no sangue e no fluido linfático e são conhecidas como leucócitos ou glóbulos brancos e outras são conhecidas como linfócitos ou células linfáticas. Ambas, leucócitos e linfócitos migram dentro do tecido vizinho como parte de sua função imunológica. Estas células trabalham juntas para defender a integridade de nossos corpos. Esta ação é uma elaborada inter-relação pelo que elas identificam, ingerem, destroem e eliminam organismos que causam distúrbios. Uma função imunológica adicional é a remoção de danos, e de células mortas ou irregulares tais como aquelas que são cancerosas.

A resposta imunológica é freqüentemente descrita como uma ação com 1º e 2º linhas de defesa e células que destroem e matam. Contudo, a imagem que me foi dada por minha professora de anatomia é aquela de um jardim orgânico. Eu vejo isto como um desenvolvimento natural no qual todas as coisas têm seu lugar e propósito. Onde vida e morte são constantemente intercambiáveis. E onde a atividade de procurar equilíbrio ou homeostase é um processo ativo e contínuo.

As células imunológicas são produzidas no tecido linfático e medula óssea vermelha. As células são então armazenadas em órgãos linfáticos e sangue. E para realizar suas funções de limpeza e proteção elas devem circular através do corpo inteiro. E é primariamente esta ação de circulação que estamos vendo aqui.

 

Primeiro vamos ver o sistema vascular. Como o sangue viaja através do sistema vascular, ele eventualmente alcança camadas capilares. Estas “camadas” são cadeias de vasos muito pequenos com paredes permeáveis. Estas camadas capilares estão localizadas em várias concentrações através de todos os órgãos e tecidos de nossos corpos. Aqui porção do líquido de sangue vaza fora, para dentro do tecido circunvizinho. Aqui o líquido é basicamente o plasma sanguíneo e é preenchido com células de vários tipos, incluindo células imunológicas. Este líquido escoa através dos tecidos, carregando nutrientes para dentro das células e lavando para fora os resíduos. Este fluído é então contraído de volta, dentro dos vasos sanguíneos no lado venoso e carregado para os órgãos de filtração onde os resíduos são filtrados para fora. Nem tudo deste fluido retorna imediatamente para o sangue. Muito dele permanece nos tecidos e é chamado de fluido intercelular. Este é um ponto importante. Este fluido preenche os espaços microscópicos entre as células

Criadas dentro das camadas capilares estão as linfas capilares que são parte do sistema linfático. Algo do fluido intercelular é empurrado dentro destas linfas capilares. Isto então se torna “fluido linfático”. Assim, a porção do líquido do sangue (plasma), fluido intercelular e fluido linfático são basicamente a mesma substância. As características diferentes entre elas tem a ver de onde elas estão localizadas dentro do corpo.

O sistema linfático abrange a rede de capilares e vasos que carregam o fluido linfático através de nódulos linfáticos e órgãos linfáticos do baço, amígdalas e glândula timo. Como o fluído linfático passa através desse sistema, ele é filtrado, limpo de impurezas e misturado com novos linfócitos (células linfáticas). Eventualmente a linfa retorna para o sangue tornando-se plasma de novo.

Você pode ver que há uma grande e estreita relação entre os sistemas linfático e circulatório. A “resposta imunológica” é a complexa interação de destruição de células patogênicas que vivem dentro do sangue, linfa e fluído intercelular. Em diferentes concentrações este fluído existe virtualmente em todas as partes de nossos corpos, vindo de debaixo da pele para a medula óssea onde as células são formadas.

O tecido conjuntivo (conectivo) também representa uma parte importante da função imunológica.

O tecido conjuntivo é o mais abundante tecido do corpo. Ele é um tecido de ligação e sustentação que tem um rico suprimento sanguíneo e contém consideráveis espaços intercelulares. Fascia, ossos e ligamentos são todos tecidos conjuntivos. Este grupo de tecidos pode ser visto como sendo composto pela mesma substância fundamental básica ou matriz que é infusa com elementos diluentes. Quando esta matriz é infusa com cálcio ela se torna osso, quando é infusa com fibras densas se torna tendão, quando é infusa com fibras soltas e flexíveis se torna fascia. Este tecido envolve através e ao redor, todos os órgãos e tecidos. Cada célula muscular é envolvida em fascia dentro de feixes, e estes feixes são envolvidos juntos, dentro de grupos se tornam “músculos”. A fascia que envolve músculos se estende além das células musculares onde ela se torna tendão e une o músculo ao osso. De forma similar os órgãos são envolvidos e mantidos no lugar. Fascia une órgãos que circundam tecidos, que podem incluir ossos, músculos, ligamentos e outros órgãos.

Há uma natureza contínua dos tecidos que aparecem fora dos ossos, que envolvem os ossos, conectam osso a osso (ligamentos e juntas capsulares), conectam osso a músculo (tendão), e viajam em torno e através do músculo (fascia), conectando a parte final do músculo com o osso. Um aspecto importante do tecido conjuntivo é que ele é um contínuo através do corpo. Lembre-se de que este tecido também contém espaço intercelular volumoso e assim contém grande quantidade de fluído intercelular. Isso significa que uma célula móvel pode viajar através de todo o corpo dentro do tecido conjuntivo.

O tecido conjuntivo é também importante dentro da estrutura dos órgãos. O tecido conjuntivo conecta através e ao redor, as células e tecidos, ligando-os todos juntos, ajudando-os a manter sua forma e fixando-as nas estruturas adjacentes.

 

Para uma patogenia (um distúrbio produzido no organismo) causar impacto no corpo, ela deve entrar no que se refere “campo interno”. Isto significa que a patogenia deve passar através da camada protetora da célula. Isto é, nossa pele no lado de fora, e membrana de muco que nivela as cavidades de nosso corpo por dentro. Em contraste, quando a comida é colocada dentro de nossa boca e viaja pelo trato gastro-intestinal, apenas aquela que é assimilada entra no campo interno. O trato digestivo é visto como um tubo através de nossos corpos e não é considerado campo interno.

O mesmo ocorre com os pulmões. Quando nós inspiramos algum ar é assimilado e o resto é exalado junto com restos de gases. Este “campo interno” é ou o sangue de células individuais ou tecido conjuntivo. Mesmo que alguma patogenia possa ser absorvida se nossas camadas protetoras são saudáveis, nós estamos mais provavelmente livres de distúrbios.

 

A proteção de nosso campo interno é o que os chineses chamam “Wie Ch'i”, ou energia protetora. Um glóbulo branco conhecido como macrófago é um importante ator neste processo. Macrófagos estão presentes na maior parte dos tecidos. Alguns são fixados dentro do tecido hospedeiro e outros vagueiam ao redor. Grande número de macrófagos errantes viajam através do corpo e estão particularmente presentes no tecido conjuntivo. A função do macrófago é “limpar” o tecido. Eles fazem isto por ingestão de patógenos, tecidos mortos e outros refugos. Esta é a ação protetora do Wie Ch'i. Quando uma patogenia entra em nosso campo interno que pode ser algum de nossos órgãos, tecidos ou células, os macrófagos da vizinhança próxima são os primeiros a agir sobre o intruso. Se isso não é suficiente então mais ajuda é chamada e outros saem em auxílio, num processo que traz mais sangue para a área. Isto traz mais fluído que contém mais células imunológicas. As células imunológicas tentam frear e ingerir o intruso. As células que realizam isto, são então contraídas de volta para dentro do sangue e linfa para serem filtradas, limpas e eliminadas. O processo continua até que as patogenias sejam trazidas sob controle. Isto é facilitado pelo auto-fluxo sanguíneo na área. O aumento do sangue e do metabolismo celular aumenta a temperatura local. Isto é o calor, a vermelhidão e o inchaço que criam a inflamação. E o aumento de circulação é também importante para reparar danos nos tecidos. Devido ao fato de que há muito fluído intercelular - que é preenchido com células imunológicas - no tecido conjuntivo, e a ação das células imunológicas ocorre primariamente no tecido conjuntivo, torna-se claro quão importante o tecido conjuntivo é. Com esta informação, pode-se ver como a saúde do tecido como um todo é muito importante para o funcionamento adequado da resposta imunológica.

Tensão crônica e alcance restrito de movimentos são sinais de tecido contraído. A contração do tecido restringe o fluxo do sangue, do fluído intercelular e de células como os macrófagos dentro do tecido. O tecido conjuntivo possui uma natureza tipo gel e tende à solidificação através da perda de movimentos. Como o tecido se solidifica, ele se torna desidratado e pode manter a contração no lugar. Isto nos traz para o que eu sinto ser um ponto muito importante.

Contrações crônicas afetam direta e profundamente no movimento do sangue, linfas e fluído intersticial. A contração aperta as veias, reduzindo o volume do fluído que poderia fluir através delas. Através da perda de movimento, o tecido conjuntivo enrijece. Isto restringe o fluxo do fluído através dos espaços intercelulares e este por sua vez diminui o metabolismo celular local. As células se tornam mal nutridas e ou tóxicas. Quando isto acontece no tecido muscular os músculos se tornam doloridos e inflamados. Quando isto acontece nos órgãos seu funcionamento é diminuído. Como este ciclo se intensifica, tais condições como dores crônicas, fadiga e várias patogenias nos órgãos podem se manifestar. Isto é como um longo período de tensão e estresse podem conduzir à doença. Quando este processo se manifesta numa grande região, digamos, no abdome a pessoa pode acabar com alguns órgãos sendo lentamente debilitados. Eventualmente o órgão mais fraco desenvolverá alguma forma de disfunção ou doença. Se apenas o órgão mais óbvio ou mais fraco é tratado isto deixa todo o fundo em condições de vir à superfície de novo. Deste modo, o benefício de uma maneira holística de abordagem se torna importante.

Aqui é onde os benefícios do Qi Gong entram. Movimento gera calor e calor amacia o tecido conjuntivo. O macio, fluído movimento do Qi Gong suavemente massageia o tecido e isto estimula a fluidez do fluído intercelular através de tecidos e órgãos. Quando o tecido conjuntivo se amacia, isto ajuda na liberação da contração. Isto organiza uma curva de reação positiva. Quanto mais o tecido se amacia mais fluído entra, e quanto mais fluído entra mais se amacia o tecido.

A teoria chinesa faz referência ao “Ch'i e sangue”. Eu penso nisto como “energia e fluído”. “Onde o sangue está, o Ch'i também está”, é outra frase da medicina chinesa. Para mim, este fluído que existe através dos tecidos de nossos corpos é um dos fundamentais locais de morada de nossa energia vital, Ch'i. A contração do tecido se torna um bloqueio para este fluxo de fluído e energia, ou “bloqueio de energia”. Dissolver estes bloqueios em nossos corpos tem um direto e profundo impacto em nossa natureza toda.

Em classes que eu ensino, eu explico estes conceitos através do que eu chamo: “princípio do corpo macio. Focalizando a suavidade eu trabalho com abertura de “ondas de respiração” e suavização do corpo. A onda de respiração é como dinâmica hidráulica que impele a respiração. Através da relação direta e indireta de vários tecido, todo o sistema muscular-esquelético participam na respiração. E através da oxigenação do sangue, nosso corpo inteiro é afetado. E para que este oxigênio e outros componentes fluídicos alcancem todas as partes de nossos corpos, nossos tecidos devem ser elásticos e suaves. A elasticidade dos tecidos é também necessária para que ondas de respiração sejam livres. Assim há uma relação recíproca aqui, entre o tecido permitindo a abertura da onda de respiração e a alimentação da respiração do tecido. Respiração relaxada e profunda também sustenta o fluxo do fluído linfático.

Os movimentos suaves, relaxados e repetitivos do Qi Gong são especialmente efetivos para isto. Movimentos relaxados são movimentos com contração mínima. Se a pessoa é capaz de permitir que este processo se realize o tempo todo, ela pode desenvolver um sentido de soltar-se que mergulha profundamente dentro do corpo. Este profundo soltar-se permite uma respiração mais livre e mais efetiva nutrição na profundidade do tecido. Eis porque tempo e repetição são tão importantes na prática do Qi Gong.

Como a pessoa se torna mais suave, ela é capaz de fazer mais movimentos com menos contração, o que aumenta o movimento fluído dentro do corpo inteiro e aumenta a elasticidade dos tecidos. Praticando com movimentos mais rápidos ou posturas profundas quando realizadas dentro dos princípios do corpo-macio, são ondas para “bombear” o processo. É importante que isto seja feito de maneira que estimule o tecido a tornar-se mais macio e fluído, e não torne rígido e duro.

Aprendendo a monitorar a habilidade de permanecer dentro destes princípios é muito importante aumentar sua compreensão e melhorar a eficácia de sua prática. A sensação de calor se espalhando através do corpo é o primeiro indicador de que você está alcançando isto. A energia sentida no corpo é manifestada como fluído intercelular fluindo através dos tecidos. Isto produz ao que eu me refiro como “descarregando a linfa, drenando o sistema”, um processo que ocorre quando movimentos suaves e fluídos são combinados com respiração aberta e descarga do fluído intercelular através do corpo. Este processo de descarga do tecido é muito real, é sensação física. E para que isto se manifeste é importante que seu corpo seja suave e aberto.

Já que é o sangue e fluído intercelular que nutrem os tecidos e órgãos, incluindo o coração, a pessoa pode ver como a tensão pode inibir a saúde. Enviando o fluxo do fluído intercelular profundo dentro do corpo, os órgãos da produção linfócita são estimulados. Com mais saúde células imunológicas - bem como de oxigênio e outros nutrientes - movendo-se livremente através de nossos corpos, nossos órgãos se tornam nutridos e limpos.

Algumas disfunções orgânicas e distúrbios são acompanhados por inflamação e ou deterioração de tecidos. Assim se torna mais claro como o Qi Gong e o Taiji podem fisiologicamente afetar tais condições através do aumento da produção de linfócitos e melhoria da circulação. Quando nossa resposta imunológica como um todo está numa ordem de trabalho ótima isto tem um efeito geral de largo espectro em nossa saúde. Em caso de danos recentes no processo de descarga, os fluídos através dos tecidos também podem acrescentar na redução de inflamação que pode tornar-se uma forma de estagnação se não tratada.

Os exercícios que eu achei mais benéficos para o desenvolvimento deste fluído suave para a energia do corpo são aqueles que se prestam mais para o ritmo e a repetição. Para conseguir o sentimento disso, primeiro você toca dentro de seu ritmo energético básico, ou “pulso”. Isto é feito para obter um senso de movimento de sua respiração como você suaviza seu corpo. Permite que a inalação expanda suavemente seu corpo e quando você exala simplesmente sai da expansão.

Deixe o movimento natural de sua respiração criar o ritmo que você segue com todo o seu corpo. Inalando e expandindo, exalando e deixando ir. Este pulso da onda de respiração pode ser levado mais longe dentro do movimento por permitir a expansão ao erguer seus braços. E ao exalar deixe seus braços cairem e mergulharem dentro de uma suave postura sentada com suas pernas. Este é o movimento de abrir da forma de Taiji da família Yang. Outros movimentos, como o desenrolando a seda da família Chen, são também muito efetivos para isso. Uma coisa importante é a repetição todo o tempo e a prática regular.

Eu acho que os movimentos mais simples e gentis são os mais benéficos para o desenvolvimento do sentido da suavidade e da fluidez do fluído dentro do corpo. Isto porque estes movimentos básicos permitem sua consciência ir mais dentro e focalizar sensações sutis. No começo trazendo simplesmente a atenção para estas sensações é suficiente para eliciar a mudança. Como sua consciência deste processo interno se torna mais refinada, você pode melhorar sua atenção e intenção. Num nível físico como seu corpo se torna mais habituado ao exercício você afunda profundamente na postura. Isto aumenta o sentimento de compressão dentro dos tecidos. Por aumentar a compressão, enquanto que ao mesmo tempo permanece suave, você cria o efeito fisiológico de trabalhar profundamente dentro dos tecidos. Com o propósito de fluidez do sistema de drenagem da linfa, é de grande importância trabalhar dentro de uma linha que permita você manter seu corpo suave e a onda de respiração aberta. Isto é também o critério para aumentar o fluxo do Ch'i, que é essencialmente a mesma coisa. Eu vejo movimentos dos fluídos de nossos corpos e o fluído intersticial em particular, como expressão física do Ch'i ou fluxo de energia.

Eu me dou conta que neste artigo não há muita menção da importância da consciência mental ou do estado meditativo. É minha intenção no presente tanto quanto possível, uma clara ilustração de como o Qi Gong afeta a resposta imunológica.

O processo de relaxamento mental e conexão entre os sistemas nervosos simpático e parassimpático é um assunto de igual fascinação. E com certeza é valioso para um artigo específico.

A informação técnica deste artigo foi largamente extraída de: “Princípios de Anatomia e Fisiologia”, de Tortora e Grabowski, 8ª edição. Nem todos os livros de anatomia concordam com tudo, e alguma coisa do material deste artigo você pode não encontrar em nenhum livro. Algumas das idéias deste artigo são baseadas em minha própria observação e interpretações de teorias correntes. Assim, algumas imprecisões são unicamente minhas próprias. Eu também recomendo: “Job's Body”de Deane Juhan. Este livro é excelente para obter uma profunda perspectiva do tecido suave e das funções de nossos corpos. Para mim mesmo esta compreensão da dimensão fisiológica do Qi Gong e em particular da relação entre função imunológica mudou profundamente minha experiência e minha prática. É minha esperança de que este artigo também possa inspirar outros a encontrarem novas perspectivas para sua prática.

 

By MALIK LAWRENCE, LMT - APP

Revista T'ai Chi
Tradução: Teresa Adada Sell