Sutra do Coração Hannya Shingyo

15/04/2013 15:09

 

Sutra do Coração

CORAÇÃO DO SUTRA DA SABEDORIA

* O Bodhisattva Avalokitesvara praticava profundamente o Prajna Paramitta (a sabedoria) e viu claramente o vazio de todos os cinco agregados, e assim libertou-se de todos os sofrimentos.

Ó Shariputra, forma não se diferencia de vazio, vazio não se diferencia de forma. Forma é exatamente vazio, vazio é exatamente forma. O mesmo é para sentidos, percepção, impulsos e consciência.

Ó Shariputra, todos os dharmas são marcados pelo vazio, não aparecem e nem desaparecem, não são impuros e nem puros, sem perdas e nem ganhos.

Portanto no vazio não há formas, nem sensações, percepções, impulsos e consciência; não há olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente; não há cor, som, cheiro, sabor, tato, objeto do pensamento; sem o mundo da visão, sem o mundo da consciência, sem ignorância e o fim da ignorância; sem velhice, sem morte

e sem o fim da velhice e da morte;

sem sofrimento, sem causa do sofrimento, sem a sua extinção e sem objetivo; sem conhecimento e sem ganhos; sem nada obter o Bodhisattva em paz praticava o Prajna Paramitta.

Sem obstáculos na mente; sem obstáculos o medo desaparece. Para além do pensamento em ilusão, este é o nirvana. Todos os Budas do passado, presente e futuro vivem o Prajna Paramitta. * . Portanto obtém a completa e perfeita Iluminação. Portanto conheçam o Prajna Paramita, o grande mantra da transcendência, o grande mantra da iluminação, o mantra sem limites, o supremo mantra, podendo remover todo o sofrimento, este é a verdade, sem falsidades. Então recitem o mantra Prajna Paramita, recitem o mantra que diz: vá, vá, vá além, vá além do além, Prajna Paramita.

MAKA HANNYA HARAMITA SHINGYO
Kanjizai Bosatsu Gyo Jin Hannya
Haramita Ji Sho Ken Go Un Kai Ku
Do Issai Ku Yaku Sharishi
Shiki Fu I Ku Ku Fu I Shiki
Shiki Soku Ze Ku Ku Soku Ze Shiki
Ju So Gyo Shiki Yaku Bu Nyo Ze
Sharishi Ze Sho Ho Ku So Fu Sho
Fu Metsu Fu Ku Fu Jo Fu Zo Fu Gen
Ze Ko Ku Chu Mu Shiki Mu Ju
So Gyo Shiki Mu Gen
Ni Bi Zets Shin Ni
Mu Shiki Sho Ko Mi Soku Ho
Mu Gen Kai Nai Shi Mu I Shiki Kai
Mu Mu Myo Yaku Mu Mu Myo Jin
Nai Shi Mu Ro Shi Yaku Muro Shi Jin
Mu Ku Shu Metsu Do Mu Chi Yaku Mu Toku
I Mu Sho Tokko Bodaisatta E Hannya
Haramita Ko Shin Mu Ke Ge
Mu Ke Ge Ko Mu U Ku Fu
On Ri Issai Tendo Mu So
Ku Gyo Nehan San Ze Sho Butsu E
Hannya Haramita Ko Toku A Noku Ta Ra
Sanmyaku Sambodai Ko Chi Hannya Haramita
Ze Dai Shin Shu Ze Dai Myo Shu
Ze Mu Jo Shu Ze Mu To Do Shu
No Jo Issai Ku Shin Jitsu Fu Ko
Ko Setsu Hannya Haramita Shu
Soku Setsu Shu Watsu
Gyate Gyate Hara Gyate
Hara So Gyate Bodhi Sowa Ka

Hannya Shin Gyo

Chinese text of Hannya Shingyo
Nota: O Hannya Shingyo (Coração do Sutra da Sabedoria) é parte do Maha Prajña Paramita Sutra (Grande Sutra da Sabedoria), que por sua vez é um dos mais longos sutras budistas. O Grande Sutra da Sabedoria se refere a quatro localidades e dezesseis cenas; desta forma ele não foi revelado pelo Buda em apenas um tempo e lugar. O Hannya Shingyo (Coração do Sutra da Sabedoria) contém a essência ou "coração" do Grande Sutra da Sabedoria. Este Hannya Shingyo é um dos mais curtos de todos os sutras, mas ele trata do ensinamento mais básico no budismo--o vazio dos fenômenos impermanentes.

A tradução para o português mostrada aqui é a tradução da Comunidade Budista Soto-Zenshu da América do Sul. As versões em chinês antigo (caracteres romanos e kaisho) foram retirados do sítio do Templo Budista de Chicago. Para ver a versão em inglês deste sutra clique aqui / Click Here to see the english version of this sutra.

 

https://www.sotozencuritiba.org/sutracor2.php
Textos Locais de Prática Links