Tópicos Teóricos sobre QI GONG

19/01/2013 18:52

O Qi e o Homem

Para usar QIGONG para manter e melhorar sua saúde, você deve saber onde está o Qi em seu corpo e deve compreender como ele circula e o que você pode fazer para garantir que a circulação seja suave e forte.

Você sabe de prévias discussões que o Qi é energia. É uma condição essencial para a vida. O Qi no seu corpo não pode ser visto, mas ele pode ser sentido. Este Qi pode fazer seu corpo sentir-se muito positivo(muito Yang) ou muito negativo(muito Yin).

Imagine que seu corpo físico é uma máquina, e seu Qi a corrente que a faz correr. Sem a corrente a máquina morre e é incapaz de funcionar. Por exemplo, quando você se belisca, você sente dor. Você já teve alguma vez o pensamento: “como eu sinto dor?” Você poderia responder que é por que você tem um sistema nervoso em seu corpo que percebe o beliscão e envia um sinal para o cérebro. Contudo, há mais do que isso. O sistema nervoso é material, e se ele não tem circulação de energia nele, ele não, poderá funcionar. QI é a energia que faz o sistema nervoso e outras partes do corpo trabalharem. Quando você belisca sua pele, aquela área é estimulada e o campo do Qi é perturbado. Seu cérebro é designado para a sensação deste e de outros distúrbios e interpreta a causa.

De acordo com o Qigong chinês e a medicina, o Qi no seu corpo é dividido em duas categorias: Qi Administrador (Ying Qi) (que é frequentemente chamado Qi Nutritivo e o Qi Guardião (Wei Qi). O Qi Administrador é a energia que é enviada para os órgãos para que eles funcionem. O Qi Guardião é a energia que é enviada para a superfície do corpo para formar um escudo para lhe proteger de influências negativas externas como o frio. Para se manter saudável, você deve aprender como dirigir estes dois tipos de Qi eficientemente para que eles possam lhe servir bem.

O Qi é classificado como Yin porque ele pode apenas ser sentido, enquanto que o corpo físico é classificado como Yang porque ele pode ser visto. Yin é a raiz e fonte da vida que anima o corpo Yang(corpo físico) e manifesta poder e força externamente. Portanto, quando Qi é forte, o corpo físico pode funcionar apropriadamente e ser saudável, e pode manifestar grande poder ou força.

Para se ter um corpo forte e saudável, você deve aprender a manter a circulação do Qi suavemente em seu corpo e você deve também aprender como construir um abundante estoque de Qi. Para alcançar estes dois objetivos, você deve 1º compreender o sistema de circulação e armazenamento de Qi em seu corpo.

Os médicos chineses descobriram há muito tempo que o corpo humano tem 12 canais e 8 vasos através dos quais o Qi circula. Os 12 canais são como rios que distribuem o Qi através do corpo, e também conectam as extremidades( dedos da mãos e pés), com os órgãos internos. Eu gostaria de mostrar aqui que “órgãos internos” da medicina chinesa não correspondem necessariamente aos órgãos físicos como é compreendido no Ocidente, mas é mais um conjunto de funções clínicas similares de cada um, relacionadas com o sistema orgânico. Os 8 vasos aos quais são freqüentemente referidos como vasos extraordinários, funcionam como reservatórios e regulam a distribuição e circulação do Qi em nosso corpo.

Quando o Qi nos 8 reservatórios é cheio e forte, o Qi nos rios é forte e será regulado eficientemente. Quando a estagnação ocorre em algum desses 12 canais ou rios, o Qi que flui das extremidades do corpo para os órgãos internos será anormal e a doença pode se desenvolver. Você deve compreender que cada canal tem seu básico, particular fluxo de força Qi, e cada canal é diferente. Todos estes níveis diferentes de força do Qi são afetados por sua mente, pelo tempo, o período do dia, a comida que comeu e mesmo seu humor Por ex., quando o tempo é seco o Qi dos pulmões tende a ser mais positivo do que quando ele está úmido. Quando você se zanga, o fluxo de Qi no canal do fígado será anormal. A força do Qi em diferentes canais varia através do dia num ciclo regular, e em alguma hora particular um dos canais está mais fortalecido. Por ex., entre 11 AM e 1 PM o Qi que flui no canal do coração está mais forte. Além disso, o nível de Qi do mesmo órgão pode ser diferente de uma pessoa para outra.

Sempre que o Qi flui em 12 rios ou canais não normais os 8 reservatórios regulam o Qi e trazerem-no de volta para o normal. Por ex., quando você experiência um choque repentino, o fluxo do Qi da bexiga se torna imediatamente deficiente. Normalmente o reservatório imediatamente regula o Qi no canal para você se recobrar do choque. Porém, se o reservatório de Qi está também deficiente, ou se o efeito do choque é muito grande e não há tempo suficiente para regular o Qi, a bexiga de repente se contrairá causando emissão urinária inevitável.

Quando uma pessoa está doente devido a um ferimento, seu nível de Qi tende a ser ou muito positivo (excessivo Yang), ou muito negativo (deficiente- Yin). Um médico chinês poderá usar uma prescrição de ervas para ajustar o Qi, ou mesmo inserir agulhas de acupuntura em vários pontos nos canais para inibir o fluxo em alguns canais e estimular o fluxo em outros, assim que o equilíbrio pode ser restaurado. Porém, há outra alternativa: usar alguns exercícios físicos e mentais para ajustar o Qi. Em outras palavras, usar o Qigong.

Nos últimos 20 anos a medicina ocidental começou gradualmente a aceitar a existência do Qi e sua circulação no corpo humano. Vários estudos indicam que a palavra chinesa chamada Qi é a circulação bioelétrica no corpo. Agora é geralmente aceito pela medicina ocidental que o desequilíbrio da corrente bioelétrica é a maior causa de muitas doenças. A ciência moderna agora está aprendendo várias coisas que nos ajudarão a compreender melhor o Qigong e também aumentarão a boa vontade da medicina ocidental em aceitar a validade do Qigong.

Se o Qi é a circulação bioelétrica no corpo humano, então para manter a circulação do Qi ou a bioeletricidade, deve haver um EMF(força eletromagnética) gerando uma diferença potencial. É como um circuito elétrico, que deve ser ligado numa bateria ou outra fonte de EMF antes que possa ser uma corrente.

Há dois principais propósitos no treino de Qigong: 1º para manter a circulação tranqüila do Qi (bioeletricidade), e 2º para preencher os vasos de Qi (reservatórios de Qi) com Qi. Para haver circulação suave de Qi nós devemos regular a diferença potencial elétrica que controla o fluxo do Qi e também remover todas as causas de resistência no caminho da circulação. Para preencher todos os vasos de Qi, nós necessitamos saber como aumentar a carga de nossa “bateria”.

A esta altura você pode perguntar: “se nós continuarmos aumentado o EMF da bateria (reservatório de Qi),não vai o excesso do Fluxo de Qi aquecer muito o circuito(tornando-o muito Yang)?” A resposta é sim, pode acontecer. Porém, nosso corpo é diferente de um circuito elétrico em que ele é vivo e pode mudar. Quando o fluxo do Qi se torna mais forte, seu corpo reagirá e se construirá para que ele possa aceitar este novo fluxo de Qi.

Qigong deve ser treinado suave e cuidadosamente, de forma que como se constrói o estoque de Qi nos canais, seu corpo tem tempo para se reajustar. Este processo também torna seu corpo mais forte e saudável.

Você pode ver que a chave para a prática do Qigong é um acréscimo para remover resistência nos canais de Qi, mantendo ou aumentando o nível de Qi (EMF) nos reservatórios de Qi(bateria). Quais são as fontes de energia em nossa vida diária que suprem a energia para nosso corpo, ou, expressando-se diferentemente, o quais são as fontes pelas quais o EMF pode ser aumentado no circuito bioelétrico do corpo, que poderá aumentar o fluxo de bioeletricidade? Há 4 fontes principais.

 

1- Energia Natural

Já que nosso corpo consiste de condutor eletricamente material seu campo eletromagnético é sempre afetado pelo sol, pela lua, pelas nuvens, pelo campo magnético da terra e por outras energias ao seu redor.

Estes afetam a circulação do Qi significativamente, e são, responsáveis pelo padrão de circulação de seu Qi desde que você foi formado. Nós somos agora também seres grandemente afetados pela energia gerada pela moderna tecnologia, como o rádio, TV, forno de microondas, e muitas outras coisas.

 

2-Comida e Ar

Para manter a vida, nós temos a essência na comida e no ar através da boca e no nariz. Estas essências são então convertidas em Qi através da reação bioquímica no peito e no sistema digestivo (chamado Triplo Aquecedor em medicina chinesa). Quando o Qi é convertido da essência, EMF é gerado e circula o Qi através do corpo. A maior parte de Qigong é dedicada a obter a parte apropriada da comida e do ar fresco.

 

3-Pensamento

A mente humana é a mais importante e eficiente fonte do EMF bioelétrico. Cada vez que você se move para fazer alguma coisa, você deve 1º gerar um idéia. (Yi) Esta idéia gera o EMF e conduz o Qi para energizar o músculo apropriado para realizar o movimento desejado. Quanto mais você se concentrar, mais forte será o EMF que você pode gerar, e mais forte o fluxo de Qi que você pode conduzir. Naturalmente, quanto mais forte o fluxo de Qi que você envia para os músculos mais eles serão energizados. Por isso a mente é considerada como o fator mais importante do treino de Qi Gong.

 

4-Exercício

Os exercícios convertem a essência da comida (gordura) armazenada em seu corpo em Qi, e portanto constrói o EMF. Vários estilos de Qigong que foram criados utilizam movimentos com este propósito. 

No Taiji Qigong, a mente e os movimentos são as duas principais fontes de EMF, embora as outras duas fontes estão também envolvidas. Por ex., quando você pratica de manhã cedo, você pode absorver a energia do sol. Quando você medita virado para o sul , à noite, pode alinhar-se com o campo magnético da terra. É aconselhável eliminar comidas gordurosas e outras indesejáveis de sua dieta, e se possível praticar nas montanhas onde o ar é fresco e limpo.

 

Conceitos Gerais Sobre o Treino de Qigong

Antes de você começar seu treino de Qigong, você deve:

1º compreender os três tesouros da vida- Jing(essência),Qi (energia interna), e Shen(espírito), bem como seu inter-relacionamento. Se você perde esta compreensão, você estará perdendo ,as raízes do treino de Qigong bem como a idéia básica da teoria de Qigong. Os principais objetivos do treino de Qigong são: como conservar seu Jing, fortalecer e suavizar o fluxo de seu Qi, e iluminar seu Shen. Para alcançar estes objetivos você deve aprender como regular o corpo(Tiao Shen), regular a mente(Tiao Xin), regular a respiração (Tiao Xi) regular o Qi(Tiao Qi) e regular o Shen (Tiao Shen).

Regular o corpo inclui a compreensão de como encontrar e construir a base do corpo, bem como as bases das formas individuais que você está praticando. Para construir uma base firme, você deve saber como manter seu centro, como equilibrar seu corpo, e mais importante de tudo, como relaxar para que o Qi possa fluir.

Regular a mente envolve aprender como manter sua mente calma, em paz e centrada, assim que você pode julgar situações objetivamente e conduzir o Qi para lugares desejados. A mente é a chave principal para o sucesso na prática do Qigong.

Para regular sua respiração você deve aprender como respirar para que sua mente mutuamente corresponda e coopere. Quando você respira desta forma, sua mente será capaz de atingir a paz mais facilmente, e então concentrar mais facilmente na condução do Qi.

Regular o Qi é o último dos objetivos da prática de Qigong. Para regular seu Qi eficazmente você primeiro tem que regular seu corpo, mente e respiração. Só então sua mente estará clara o suficiente para sentir como o Qi é distribuído em seu corpo e compreender como ajustá-lo.

Para monges budistas, que procuram a iluminação de Buddha, regular o Shen é o objetivo final do Qigong. Isto os habilita a manter uma perspectiva neutra e objetiva da vida. Esta perspectiva é a vida eterna de Buddha. O praticante médio de Qigong tem objetivos menores. Ele eleva seu Shen para aumentar sua concentração e aumentar sua vitalidade. Isso torna possível para ele conduzir o Qi eficazmente para seu corpo inteiro o que leva a cabo administrar e guardar deveres. Este processo mantém a saúde e reduz a velocidade do envelhecimento.

Se você compreender estas poucas coisas você será capaz de rapidamente entrar no campo do Qigong. Sem atenção para todos estes importantes elementos, seu treino não será eficaz e seu tempo será perdido.

 

TRÊS TESOUROS: JING, QI e SHEN

Antes de você começar qualquer treino de Qigong,você deve primeiro compreender os três tesouros (San Bao): Jing (essência), Qi (energia interna), e Shen (espírito).Eles são também chamados de 3 origens ou 3 raizes (San yuan), porque eles são considerados as origens e bases de nossa vida.

Jing significa essência. A mais original e refinada parte de todas as coisas. Jing existe em tudo. Ele representa a parte mais básica de todas as coisas nas quais mostra suas características. O esperma é chamado Jing Zi, o que significa "essência do filho", porque ele contém o Jing do pai que é passado para seu filho (ou filha), e se torna O Jing do filho. Jing é a original fonte de todas as coisas vivas, e determina a natureza e característica daquela coisa. Ele é a raiz da vida.

Qi é a energia interna de seu corpo. Como apontado, ele é como a eletricidade que passa através da máquina para mantê-la funcionando. Qi vem da conversão de Jing que você recebeu de seus pais, ou da comida que comeu ou do ar que você respira.

Shen é o centro da sua mente, o espírito de seu ser. É o que o faz humano, porque os animais não têm Shen.

Shen em seu corpo deve ser nutrido por seu Qi ou energia. Quando seu Qi está repleto, seu Shen será avivado.

Estes três elementos são interrelacionados de várias maneiras. Na China praticantes de Qigong e da meditação acreditam que o corpo contém dois tipos gerais de Qi. O 1º tipo é chamado Qi Pré-Natal, e vem do Jing Original, que você recebeu de seus pais na concepção. O 2º tipo que é chamado de Qi Pós-Natal, é recebido do Jing da comida e do ar que temos. Quando o Qi flui ou vai para o cérebro, ele pode energizar o Shen e a alma. Este Shen energizado e enlevado é capaz de conduzir o Qi através do corpo todo.

Cada um destes três elementos ou tesouros têm sua própria raiz. Você deve conhecer as raizes para que possa fortalecer e proteger seus três tesouros.

1- Três são as formas do Jing que seu corpo requer. Exceto pelo Jing que lhe é inerente através de seus pais, que é chamado Jing Original (Yuan Jing), todos os outros Jings devem ser obtidos através da comida e do 1ar. Entre todos estes Jings, O Jing Original é o mais importante deles. É a raiz e semente de nossa vida e sua força básica. Se seus pais foram fortes e saudáveis, seu Jing Original será forte e saudável, e você terá um fundamento forte no qual crescerá. Os chineses acreditam que para ter saúde e longa vida, você deve proteger e manter este Jing.

A raiz do Jing Original (Yuan Jing) antes do nascimento era de seus pais. Depois de seu nascimento este Jing Original fica em sua prórpria morada- os rins, os quais são considerados a base de seu Jing. Quando você mantém esta base forte, terá Jing Original suficiente para suprir seu corpo. Embora você não possa aumentar a quantia de Jing que você tem, treinando Qigong pode melhorar a qualidade de seu Jing. Qigong pode também ensinar -lhe como converter seu Jing Original em Qi Original mais eficazmente, e como usar este Qi efetivamente.

2- O Qi é convertido de ambos: Jing que você herdou de seus pais e do Jing que você retira da comida e do ar que você recebe. O Qi que é convertido do Jing Original que você herdou é chamado Qi Original (Yuan Qi).Da mesma forma como o Jing Original é o mais importante tipo de Jing, o Qi Original é o mais importante tipo de Qi. Ele é de pura e alta qualidade, enquanto que o Qi que vem da comida e do ar pode tornar seu corpo mais positivo ou mais negativo, dependendo de como e onde você o absorve. Quando você retém e protege seu Jing Original, você será capaz de gerar o Qi Original num fluxo puro e contínuo. Como praticante de Qigong, você deve saber como converter seu Jing Original em Qi Original desta maneira.

Já que seu Qi Original vem de seu Jing Original, ambos tem nos rins suas raízes. Quando seus rins são fortes, o Jing Original é forte, e o Qi Original convertido do Jing Original será também pleno e forte. Este Qi reside no baixo Dantian no abdomem. Quando você aprender como converter seu Jing Original, você será capaz de suprir seu corpo com todo o Qi que ele necessita.

3- O Shen é a força que mantém você vivo. Ele não tem substância mas dá expressão e aparecimento ao Jing. Shen é também a torre de controle para o Qi. Quando seu Shen é forte seu Qi é forte e você pode conduzí-lo eficientemente. A raiz de shen (espírito) é sua mente (Yi ou intenção).Quando seu cérebro é energizado e estimulado, sua mente é mais atenta e você será capaz de concentração mais intensa. Também seu Shen será elevado. Praticantes de Qigong avançado acreditam que seu cérebro deve sempre ser suficientemente nutrido pelo seu Qi. É o Qi que mantém sua mente clara e concentrada. Com um suprimento abundante de Qi, a mente pode ser energizada, e elevar o Shen e melhorar sua vitalidade.

Os níveis mais profundos de treinamento de Qigong incluem a conversão de Jing em Qi, o qual então é conduzido para o cérebro para elevar o Shen. Este processo é chamado "Fan Jing Bu Não) e significa "retorno do Jing para nutrir o cérebro". Quando o Qi é conduzido para a cabeça, ele fica no alto Dantian (centro de frente) que é a morada do Shen. Qi e Shen são mutuamente relacionados. Quando seu Shen é fraco, seu Qi é fraco, e seu corpo se degenerará rapidamente. Shen é a sede do Qi. Por outro lado, o Qi dá suporte ao Shen energizando-o e mantendo-o agudo, claro e forte. Se o Qi em seu corpo é fraco, seu Shen também será fraco.

 

Teoria sobre Treinamento de Qigong

No treinamento de Qigong é importante compreender o princípio por detrás de cada coisa que você está fazendo. O princípio é a base de sua prática, e é esta base que traz adiante os resultados que você quer. A raiz dá vida, enquanto que ramos e flores (resultados)dão apenas beleza temporária. Se você mantiver a raiz você poderá crescer. Se você tem apenas ramos e flores, eles morrerão em curto espaço de tempo.

Cada forma de prática de Qigong tem seu propósito especial e sua teoria. Se você não conhece o propósito e a teoria, você está perdendo a raiz(significado) da prática. Então, como um praticante de Qigong você deve continuar a ponderar e a praticar até compreender a raiz de cada conjunto ou forma.

Antes de começar o treino, você deve primeiro compreender que todo o treinamento começa em sua mente. Você deve ter a idéia clara do que está fazendo, e sua mente deve estar calma, centrada, e equilibrada. Tal condição também implica que seu sentimento, sensação e julgamento devem ser objetivos e precisos; isto requer equilíbrio emocional e clareza mental. Atingir estes objetivos requer muito tempo de trabalho árduo, mas uma vez alcançado este nível, você terá construído uma base para o treino físico e seu Yi (mente) será capaz de conduzir o Qi através de seu corpo físico.

Conforme mencionamos anteriormente, o treinamento de Qigong inclui 5 elementos importantes: Regulação do Corpo, Regulação da Respiração, Regulação do Yi(mente), Regulação do Qi, e Regulação do Shen (espírito). Estes são os fundamentos para o sucesso na prática do Qigong. Sem esta fundamentação, sua compreensão de Qigong e sua prática permanecerão superficiais.

 

REGULANDO O CORPO (Tiao Shen)

Regular o corpo é chamado de "Tiao Shen" em chinês. Isto significa ajustar se corpo até o estado mais confortável e relaxado. Isto significa que seu corpo deve star centrado e equilibrado. Se ele não está, você estará tenso e intranquilo e isto afetará a compreensão de seu Yi e a circulação do Qi. Na sociedade médica chinesa é dito:"(Quando) a forma (postura corporal) não é correta, o Qi não será suave. (Quando) o Qi não é suave, o Yi(mente não estará em paz.(Quando) o Yi não está em paz, o Qi está desordenado. Você deve compreender que o relaxamento de seu corpo começa com seu Yi. Então, antes que você possa relaxar o corpo, você deve primeiro relaxar ou regular a mente(Yi). Isto é chamado "Shen Xin Ping Heng", que significa "Corpo e coração (mente) equilibrados". O corpo e a mente estão mutuamente relacionados. O corpo relaxado e equilibrado ajuda seu Yi a relaxar e a se concentrar. Revertendo, quando seu Yi está em paz e pode julgar as coisas acuradamente, seu corpo estará centrado, equilibrado, e relaxado.

 

Relaxamento

Relaxamento é uma das maiores chaves para o sucesso em Qigong. Você deve se lembrar que APENAS QUANDO VOCÊ ESTÁ RELAXADO TODOS OS CANAIS DO QI ESTARÃO ABERTOS. Para ser relaxado, você deve primeiro estar relaxado e calmo. Quando este Yi é coordenado com sua respiração, seu corpo será capaz de relaxar.

Na prática de Qigong há três níveis de relaxamento. O primeiro nível é relaxamento físico externo, ou relaxamento postural; isto é um nível muito superficial, e quase todos podem alcançá-lo. Consiste em adotar uma postura confortável e evitar tensão desnecessária na maneira na qual você fica em pé e se move.

O segundo nível é o relaxamento de músculos e tendões. Para alcançá-lo, seu Yi deve ser direcionado profundamente para músculos e tendões. O relaxamento ajuda a abrir os canais do Qi e permitirá que o Qi afunde e se acumule no Dantian.

O estágio final é o relaxamento que chega aos órgãos internos e à medula óssea. Lembre-se, APENAS SE VOCÊ PUDER RELAXAR PROFUNDAMENTE SEU CORPO, SUA MENTE SERÁ CAPAZ DE CONDUZIR O QI LÁ. Apenas neste estágio o Qi será capaz de alcançar todos os lugares. Então você se sentirá transparente- como se todo seu corpo houvesse desaparecido. Se você alcançar este nível de relaxamento, será capaz de se comunicar com seus órgãos e usar o Qigong para ajustar e regular as desordens do Qi que lhe estão dando problemas. Você será capaz de proteger seus órgãos mais efetivamente, e então reduzir a velocidade de sua degeneração.

 

Enraizamento

Em toda a prática de Qigong é importante estar bem enraizado. Estar bem enraizado significa estar estável e em contato firme com o chão. Se você deseja empurrar um carro, você deve estar bem enraizado para que a força que você emprega no carro seja equilibrada pela força no chão.

Se você não está bem enraizado, quando empurrar o carro apenas empurrará a si próprio e não moverá o carro. Seu enraizamento é feito de base, centro e equilíbrio de seu corpo.

Antes que você possa desenvolver sua raiz, você deve primeiro relaxar e deixar seu corpo concentrado. Conforme você relaxa, a tensão em várias partes de seu corpo se dissolverão e você encontrará uma maneira confortável de estar. Você parará de brigar com o chão para se manter, e aprenderá a confiar na estrutura de seu corpo para seu próprio suporte. Isso leva os músculos a relaxarem sempre mais. Desde que seu corpo não lute para ficar em pé, seu Yi não será empurrado para cima, e seu corpo, mente e Qi serão capazes de afundarem. Se você deixar a água suja se sentar quietamente, as impurezas gradualmente se concentrarão no fundo deixando acima a água clara. Da mesma maneira, se você relaxar seu corpo o suficiente para ele se concentrar, seu Qi afundará para o baixo Dantian e para as cavidades "poços burbulhantes" (ou ponto Yongquan) em seus pés, e sua mente se tornará clara. Então, você pode começar a desenvolver sua raiz.

Para enraizar seu corpo você deve imitar uma árvore e crescer raízes invisíveis embaixo dos pés. Isto o estabilizará em seu treino. SUAS RAÍZES DEVEM SER TÃO LARGAS QUANTO PROFUNDAS. Naturalmente seu Yi deve crescer primeiro, porque é o Yi que conduz o Qi. Seu Yi deve ser capaz de conduzir seu Qi para os pés, e ser capaz de se comunicar com ao chão. Somente quando seu Yi puder se comunicar com o chão seu Qi será capaz de crescer além de seus pés e entrar no chão para construir sua raiz. O ponto Yongquan( cavidade borbulhante) é o portão que possibilita seu Qi para se comunicar com o chão.

Depois que você conseguiu sua raiz, você deve aprender como manter seu centro. Um centro estável deve fazer seu Qi se desenvolver regular e uniformemente. Se você perde este centro, seu Qi não se conduzirá uniforme. Para manter seu corpo centrado você deve primeiro centrar seu Yi, então emparelhe seu corpo com ele. Somente sob estas condições as formas de Qigong que você pratica terão suas raizes. Seu centramento físico e mental é a chave que o habilita para conduzir seu Qi além de seu corpo.

Equilíbrio é produto do enraizamento e centramento. Equilíbrio inclui equilibrio de Qi e do corpo físico. Não importa com qual aspecto do equilíbrio você está lidando, primeiro você deve equilibrar seu Yi, e então pode equilibrar seu Qi em seu corpo físico. Se seu Yi é equilibrado ele pode ajudá-lo a fazer juizos mais acurados, e então corrigir a rota do fluxo do Qi.

Enraizamento inclui não apenas o corpo, mas também a forma ou movimento. A raíz de alguma forma ou movimento e encontrada em seu propósito ou princípio. Po ex., em alguns exercícios de Qigong você quer conduzir o Qi para as palmas das mãos. Para fazê-lo você deve imaginar que você está empurrando um objeto para frente enquanto seus músculos permanecem relaxados. Neste exercício seus cotovelos devem estar abaixados para elaborar um sentido de raiz para o empurrão. Se você ergue os cotovelos, você perde o senso de "intenção" do movimento porque o empurrão será ineficaz se você estava empurrando algo para a realidade. Já que a intenção ou propósito do movimento é a razão de ser, você agora tem um movimento despropositado, e não tem razão para conduzir Qi de qualquer maneira particular. Então neste caso, o cotovelo é a raiz do movimento.

 

REGULANDO A RESPIRAÇÃO

Regular a respiração significa regular sua respiração até ela estar calma, suave, e tranqüila. Apenas quando você alcançou este ponto será capaz de tornar a respiração profunda, fina, longa e suave, o que é necessário para o sucesso na prática de Qigong.

A respiração é afetada por suas emoções. Por ex., quando está zangado você exala mais fortemente do que inala. Quando está triste, você inala mais fortemente do que exala. Quando sua mente está tranqüila e calma, sua inalação e exalação são relativamente iguais. Para manter sua respiração calma, tranqüila e constante, sua mente e emoções devem primeiro estarem calmas e neutras. Então, para regular sua respiração, você deve primeiro regular a mente.

O outro lado da moeda é que você pode usar a respiração para controlar seu Yi. Quando sua respiração é uniforme, é como se você fosse hipnotizando seu Yi, que ajuda a acalma-la. Você pode ver que Yi e respiração são interdependentes, e que eles cooperam um com o outro. Respiração calma e profunda relaxa você e mantém sua mente clara. Ela enche seus pulmões com bastante ar, de forma que seu cérebro e o corpo inteiro tenham uma adequada provisão de oxigênio Mais ainda, respiração profunda e completa, capacita o diafragma para mover-se para cima e para baixo o que massageia e estimula os órgãos internos Por esta razão, os exercícios de respiração profunda são também chamados "exercícios de órgãos internos". Respiração profunda e completa não significa que você inala e exala até o máximo Isto iria causar tensão nos pulmões e músculos ao redor, o que por sua vez impediria o ar circular livremente e impediria a absorção de oxigênio Sem oxigênio suficiente, sua mente se torna confusa e torna seu corpo tenso Respirando corretamente, você inala e exala cerca de 70% ou 80% da capacidade, assim seus pulmões ficam relaxados

Você pode realizar um experimento fácil Inale profundamente até que seus pulmões fiquem completamente cheios e pelo tempo em que você puder segurar sua respiração Então tente inalar apenas cerca de 70% de sua capacidade e veja quanto tempo pode segurar sua respiração

Você achará que com o último método pode durar mais tempo do que com o primeiro Isto é simples porque os pulmões e músculos ao redor estão relaxados Quando eles estão relaxados, o resto de seu corpo e sua mente podem também relaxar, o que significativamente diminui sua necessidade de oxigênio Então, quando você regula sua respiração, a primeira prioridade é manter seus pulmões relaxados e calmos

Quando você está treinando, sua mente deve primeiro ficar calma para que sua respiração possa ser regulada Quando a respiração está regulada, sua mente é capaz de alcançar altos níveis de tranqüilidade. Esta tranquilidade pode de novo ajudar você a regular a respiração, até a sua mente estar profunda. Depois de você ter treinado por um longo tempo, sua respiração estará cheia e fina, e sua mente estará muito clara Diz-se que "Xin Xi Xiag Yi" que significa "Coração (mente) e respiração(são mutuamente dependentes." Quando você alcança este estado meditativo, seu batimento cardíaco diminui, e sua mente fica muito clara você entrou na esfera da meditação.

Um antigo Daoista chamado Li Qing-An disse "Regular a respiração significa regular a verdadeira respiração até que(você) pare". Isto significa que a correta regulação significa não regulação. Em outras palavras, embora você comece por conscientemente regular a respiração, você deve chegar ao ponto onde a regulação acontece naturalmente, e você não tem muito a pensar sobre ela. Quando você respira, se você concentra sua mente em sua respiração, então não é uma verdadeira regulação, porque o Qi em seus pulmões se torna estagnado. Quando você alcança o nível da verdadeira regulação, você não prestará atenção a ela, e você poderá usar a mente eficientemente para conduzir o Qi. Lembre-se: ONDE ESTIVER O YI, LÁ ESTARÁ O QI. SE O YI PÁRA NUM PONTO, O QI SERÁ ESTAGNADO. É O YI QUE CONDUZ O QI E O FAZ MOVER-SE. Então, quando você está num estado de regulação correta da respiração, sua mente está livre. Não há som, estagnação, urgência, ou hesitação, e você pode finalmente estar calmo e em paz.

Você pode ver que quando a respiração é regulada corretamente, o Qi também é regulado. Eles são mutuamente relacionados e não podem ser separados. Esta idéia é explicada freqüentemente na literatura Daoísta. O Daoísta Guang Cheng Zi disse; " Uma exalação, o Qi da Terra sobe, uma inalação, o Qi do Céu desce; a realidade do homem (significando aquele que alcançou o Dao verdadeiro), a respiração repetida no umbigo, então, o Qi verdadeiro é naturalmente conectado." Isto significa que quando você respira deverá mover seu abdome, como se estivesse respirando a partir do umbigo. O Qi da terra é o negativo (Yin) energia que vem dos rins, e o Qi do céu é o positivo (Yang), energia que vem da comida que você come e do ar que você respira. Quando você respira a partir do umbigo, estes dois Qis se conectarão e combinarão. Muitas pessoas pensam que elas conhecem o que é o Qi, mas elas realmente não sabem. Uma vez que você conecta os dois Qis, você saberá o que é o Qi "real", e você poderá se tornar um ser humano real, o que significa alcançar o Dao.

O livro Daoísta Chang Dao Zhen Yan (Canto( do) Dao (com) Palavras Reais) diz: "Uma exalação uma inalação para comunicar funções de Qis, um movimento, uma tranqüilidade é igual a(i.é., é a fonte de ) criação e variação." A primeira parte desta declaração novamente implica que o funcionamento do Qi é conectado com a respiração. A segunda parte desta sentença significa que toda criação e variação vêm da interação do movimento (Yang) e tranqüilidade (Yin). Huang Ting Jing (Clássico Pátio Amarelo) diz: "Respire o Qi Original para buscar imortalidade." Na China Daoístas tradicionais usavam robes amarelos, e meditavam num "pátio" ou corredor. Esta sentença significa que para alcançar o objetivo da imortalidade, você deve buscar para encontrar e compreender o Qi Original que vem do Dantian através da correta respiração.

Além disso, o Daoista Wu Zhen Ren disse: "Usar a respiração pós-natal para ver a realidade da pessoa (i.é, a imortalidade) respirando no lugar." Nesta sentença está claro que para localizar o lugar da respiração imortal (o Dantian), você deve confiar e conhecer como regular sua respiração pós-natal ou natural. Regulando sua respiração pós-natal você gradualmente será capaz de localizar a morada do Qi (Dantian), e eventualmente será capaz de usar seu Dantian para respirar como o daoísta imortal.

Finalmente, no canto daoísta Ling Yuan Da Dao Ge ( O Grande Canto Daoísta da Origem do Espírito) é dito que: "Os Originais (Jing, Qi, e Shen Originais) são tranqüilamente transportados internamente, de forma que você pode se tornar real (imortal); se (você) depender(apenas) da respiração externa (você) não alcançará a finalidade(o objetivo)." Desta canção você pode ver que a respiração interna (respiração no Dantian) é a chave para o treinamento de seus três tesouros e finalmente atingir a imortalidade. Porém, você deve primeiro saber como regular sua respiração externa corretamente.

Todas estas fontes enfatizam a importância da respiração. Há oito palavras chaves para a respiração de ar que um praticante de Qigong deve seguir durante sua prática. Uma vez compreendidas todas, você será capaz de encurtar substancialmente o tempo necessário para alcançar seus objetivos no Qigong. Estas oito palavras chaves são: 1.Calma(Jing); 2.Fina(Xi); 3.Profunda(Shen); 4.Longa(Chang); 5.Contínua(You); 6.Uniforme(Yun); 7.Lenta (Huan); 8.Suave(Mian). Estas palavras chaves são auto-explicativas, e com um pouco de reflexão você será capaz de compreendê-las.

 

Regulando a Mente (Tiao Xin)

Diz-se na sociedade Daoísta que: "(Quando) o grande Dao é ensinado, primeiro se pára o pensamento; quando o pensamento não pára (as lições) são em vão." Isto quer dizer que quando você pratica Qigong no início, a maior dificuldade do treino é parar o pensamento O objetivo final para sua mente é o "pensamento do não pensamento". Sua mente não pensar no passado, no presente ou no futuro. Sua mente estar completamente separada de influências do presente, como preocupações, alegrias e tristezas. Então sua mente pode ser calma e firme, e pode finalmente encontrar paz. Apenas quando você está no estado de "pensamento do não pensamento", você estará relaxado e capaz para a sensação de calma e acurada.

Regular sua mente significa você usar sua consciência para parar a atividade em sua mente, para fixar-se livre da escravidão de idéias, emoções e pensamento consciente. Quando você alcança este nível, sua mente será calma, em paz, vazia, e luminosa. Então sua mente verdadeiramente alcançou o objetivo do relaxamento. Somente quando você alcançar este estágio será capaz de relaxar profundamente dentro da medula e dos órgãos internos. Somente então sua mente está clara o suficiente para ver( sentir) a circulação interna do Qi e se comunicar com o Qi e com os órgãos. Na sociedade Daoísta isto é chamado "Nei Shi Gongfu" que significa a visão interna do Kung-Fu.

Quando você alcança o verdadeiro relaxamento você pode ser capaz de sentir os diferentes elementos que compõem seu corpo: matéria sólida, líquida, gases, energia e espírito. Você pode mesmo ser capaz de ver ou sentir as diferentes cores que são tradicionalmente associadas com os cinco órgãos: verde (fígado), branco (pulmões), preto (rins), amarelo (baço), e vermelho (coração).

Uma vez que sua mente está relaxada e regulada e você pode sentir seus órgãos internos, você pode decidir estudar a teoria dos cinco elementos. Este é um objeto muito profundo, e é algumas vezes interpretado diferentemente pelos médicos orientais e praticantes de Qigong. Quando compreende apropriadamente, ele pode dar a você um método de análise de interrelação entre seus órgãos, e ajuda você a descobrir formas para corrigir desequilíbrios.

Por ex., os pulmões correspondem ao elemento Metal, e o coração ao elemento Fogo. Metal (pulmões) podem ser usados para ajustar o calor do Fogo(coração), porque metal pode levar uma grande quantidade de calor longe do fogo( e assim esfriar o coração). Quando você se sente intranqüilo ou tem azia (excesso de fogo no coração), você pode usar a respiração profunda para acalmar as emoções perturbadoras ou esfriar a azia.

Naturalmente levará bastante tempo para chegar a este nível. No começo, você não deverá ter quaisquer idéias ou intenções, porque elas dificultarão sua mente de relaxar e se esvaziar de pensamentos. Uma vez você está no estado de "não pensamento", coloque sua atenção no Dantian.

Diz-se que "Yi Shou Dan Tian" que significa "A mente é mantida no Dantian." O Dantian é a origem e residência de seu Qi. Sua mente pode construir o Qi aqui (começa com o fogo, Qi Huo), então conduz o Qi a qualquer lugar que você desejar, e finalmente conduz o Qi de volta à sua residência. Quando sua mente está no Dantian, seu Qi sempre terá uma raiz. Quando você permanece nesta raiz, seu Qi será forte e cheio, e você irá onde quiser ir. Você pode ver que quando pratica Qigong, sua mente não pode ser completamente vazia e relaxada. Você deve encontrar firmeza dentro do relaxamento, então você pode alcançar seu objetivo.

No treino de Qigong é dito: "Use seu Yi (mente) para CONDUZIR seu Qi." (YI Yi Yin Qi).Reparar a palavra CONDUZIR.O Qi comporta-se como a água- ela não pode ser empurrada, mas pode ser conduzida. Quando o Qi é conduzido, ele fluirá suavemente e sem estagnação. Quando ele é empurrado ele inundará e entrará em caminhos errados. Lembre-se, onde quer que seu Yi vai primeiro, o Qi naturalmente seguirá. Por exemplo, se você pretende erguer um objeto, esta intenção é seu Yi. Este Yi conduzirá o Qi para os braços para energizar os músculos físicos, e então o objeto poderá ser levantado.

É dito: "Seu Yi não pode estar em seu Qi. Uma vez que seu Yi esteja em seu Qi, o Qi é estagnado." Quando você quer andar de um ponto a outro, você deve primeiro mobilizar sua intenção e dirigi-la ao objetivo, então seu corpo a segue. A mente deve sempre estar adiante do corpo. Se sua mente está em seu corpo, você não será capaz de se mover.

No treino de Qigong, a primeira coisa é conhecer o que é o Qi. Se você não sabe o que é o Qi, como será capaz de conduzí-lo? Uma vez que você conheça o que é o Qi e o experencie, seu Yi terá alguma coisa para conduzir. A próxima coisa no treino de Qigong é saber como seu Yi se comunica com seu Qi. Significa que seu Yi deve ser capaz da sensação do tato do fluxo do Qi e compreender quão forte e suave ele é. Na comunidade de Qigong, é comum dizer que seu Yi deve "escutar" seu Qi e compreendê-lo. Escutar aqui significa prestar cuidadosa atenção para o que você sente e toca. Quanto mais você prestar atenção e aumentar sua consciência, melhor você será capaz de compreender. Somente depois de você compreender a situação do Qi seu Yi será capaz de montar a estratégia. Em Qigong sua mente ou Yi deve gerar a idéia (visualizar sua intenção), que é como ordenar ao Qi completar uma certa missão.

Quanto mais seu Yi se comunica com seu Qi, mais eficientemente o Qi pode ser dirigido. Por esta razão, como um iniciante de Qigong você deve primeiro aprender sobre Yi e Qi, e também aprender como ajudá-los a se comunicarem eficientemente. Yi é a chave na prática do Qigong. Sem este Yi você não será capaz de conduzir seu Qi, deixar a construção da força do Qi só para cima, ou ela circular por todo o corpo.

Lembre-se QUANDO O YI É FORTE, O QI É FORTE, E QUANDO O YI É FRACO O QI É RACO. Portanto, o primeiro passo do treino do Qigong é desenvolver seu Yi. O primeiro segredo de um Yi forte é TRANQUILIDADE. Quando você está calmo pode ver as coisas claramente e não ser perturbado por distrações ao redor. Com sua mente calma, você ser capaz de se concentrar.

Confúcio disse: "Primeiro você deve estar calmo, então sua mente pode ser equilibrada. Uma vez que sua mente seja tranqüila, você tem paz. Apenas quando você está em paz você é capaz de pensar e finalmente tirar proveito." Este procedimento é também aplicado na meditação ou exercício de Qigong. Primeiro Calma, depois Estabilidade, Paz, Pensar e finalmente Ganhar.

Quando você pratica Qigong, primeiro você deve ser emocionalmente calmo. Estando calmo, você será capaz de ver o que você quer e firmar sua mente(estabilidade).Esta mente firme e estável é sua intenção ou Yi (é como seu Yi é gerado). Apenas depois de você saber o que realmente quer, sua mente será capaz de ganhar paz e ser capaz de relaxar emocionalmente e fisicamente. Uma vez que você alcançou este passo, você deve então se concentrar ou pensar para executar sua intenção. Sob esta condição pensante de uma mente concentrada, seu Qi seguirá e será capaz de ganhar o que você deseja.

 

REGULANDO O QI (TIAO QI)

Antes que você possa regular seu Qi você deve primeiro regular seu corpo, respiração e mente. Se você compara seu corpo a um campo de batalha, então sua mente é como um general que produz idéias e controla a situação, e sua respiração é a estratégia. Seu Qi é como os soldados que são conduzidos para os lugares mais vantajosos da batalha. Todos os quatro elementos são necessários, e todos quatro devem estar coordenados um com o outro se você quer ganhar a guerra contra a doença e o envelhecimento.

Se você quer organizar seus soldados o mais efetivamente para a batalha, você deve saber qual área da batalha é mais importante, onde você está mais fraco( onde seu Qi é deficiente) e necessita enviar reforços. Se você tem mais soldados do que você necessita numa área (excesso de Qi), então você pode enviá-los para algum lugar onde as fileiras estejam fracas. Como um general, você deve saber como muitos soldados são disponíveis para a batalha, e como muitos você necessitará para proteger-se e ao seu quartel. Para ter sucesso, você não apenas necessita boa estratégia (respiração), mas também necessita comunicar-se com suas tropas e compreender sua situação efetivamente, ou toda sua estratégia será em vão. Quando seu Yi (o general) sabe como regular o corpo (conhece o campo de batalha), como regular a respiração (estabelece a estratégia), e como efetivamente regular o Qi(dirige os soldados), você será capaz de alcançar o objetivo final do treinamento.

Para regular seu Qi de forma que ele se mova suavemente nos lugares corretos, você necessita mais do que ajustar eficientemente a comunicação Yi-Qi. Você deve também conhecer como gerar Qi. Se você não tem Qi suficiente em seu corpo, como pode regulá-lo? Numa batalha, se você não tem soldados suficientes para estabelecer sua estratégia, você já perdeu.

Quando você pratica Qigong, você deve primeiro treinar para fazer seu Qi fluir natural e suavemente. Há alguns exercícios de Qigong nos quais sua intencionalidade segura seu Yi, e assim o Qi numa área específica. Como iniciante, porém, você deve primeiro aprender como fazer o Qi fluir suavemente ao invés de construir uma represa de Qi a qual é comumente feita no treinamento de Qigong (de arte) marcial externo.

Para fazer o Qi fluir natural e suavemente, você deve primeiro estar relaxado. Somente quando seu Yi está relaxado seu corpo será relaxado e os canais do Qi se abrem para a circulação de Qi. Assim, você deve coordenar o fluxo de seu Qi com sua respiração. Respirando regular e calmamente você tornará seu Yi calmo, e permitirá a seu corpo relaxar ainda mais.

 

5- REGULANDO O ESPÍRITO (TIAO SHEN)

Há uma coisa que é mais importante que qualquer outra numa batalha, que é o espírito de luta. Você pode ter o melhor general, que conhece bem o campo de batalha e é também um estrategista expert, mas se seus soldados não têm um alto espírito de luta (moral), ele ainda poderia perder. Lembre-se, o ESPÍRITO É O CENTRO E A BASE DE UMA LUTA. Quando você mantém este centro, um soldado pode ser igual a dez soldados. Quando seu espírito é elevado, um soldado um soldado obedecerá suas ordens com precisão e boa vontade, e seu general será capaz de controlar a situação eficientemente. Numa batalha para que um soldado tenha este tipo de moral, ele deve conhecer pelo que ele luta, como lutar e o que ele pode esperar depois da luta. Sob estas condições, ele saberá o que está fazendo e porque, e esta compreensão elevará seu espírito, fortalecerá sua vontade, e aumentará sua paciência e resistência (ênfase da tradutora). É o mesmo com o treino de Qigong. Para alcançar o objetivo final de Qigong você deve ter 3 raízes espirituais fundamentais: Vontade, Paciência e Resistência.

Shen, que é o termo chinês para espírito, origina-se de Yi ( o general). Quando o Shen é forte, o Yi é firme. Quando o Yi é firme, o Shen será constante e calmo. SHEN É A PARTE MENTAL DE UM SOLDADO. QUANDO O SHEN ESTÁ ELEVADO O QI É FORTE E FACILMENTE DIRECIONADO. QUANDO O QI É FORTE, O SHEN É TAMBÉM FORTE.

Todos estes conceitos e procedimentos são comuns a todas formas de Qigong chinês; você deve aderir a eles também quando pratica Taijiquan. Para alcançar um nível profundo de compreensão e penetração da essência de qualquer prática de Qigong, você deve sempre manter estes 5 critérios de treino na mente, e examiná-los para um nível mais profundo de significado. Esta é a única maneira para ganhar os benefícios reais de saúde física e mental de seu treinamento. Lembre-se sempre que a essência do treino de Qigong não está apenas nas formas. Seus sentimentos e compreensão são as raízes essenciais do treinamento todo. Este lado Yin do treino não tem limites, e quanto mais profundamente você compreender, verá que há mais para conhecer.

 

NOÇÕES IMPORTANTES SOBRE TREINO DE QI GONG

Quando você pratica algum tipo de Qi Gong, você primeiro deve perguntar: O Que, Por Que, e Como.

O Que: significa: O que eu estou procurando?

O que eu espero?

O que eu deveria fazer?

Então você deveria perguntar:

Por que eu necessito disso?

Por que fazer o trabalho?

Por que fazer desta forma ao invés de outra?

Finalmente você deve determinar:

Como fazer o trabalho?

Quanto devo avançar em direção ao meu objetivo?

Quanto serei capaz de avançar adiante?

 

É muito importante compreender que o que você pratica, não é apenas repetir automaticamente o que aprendeu. Compreensão é a raiz de qualquer trabalho. Com compreensão você será capaz de conhecer seu objetivo. Uma vez que você conhece seu objetivo, sua mente pode ser firme e estável. Com esta compreensão, você será capaz de ver que alguma coisa está acontecendo, e que os princípios e teorias estão por detrás disto. Sem tudo isso, seu trabalho será feito às cegas e você terá um processo longo e doloroso. Apenas quando você está certo qual é seu objetivo e porque você precisa obtê-lo, você deverá levantar a questão de como você fará para realizá-lo. As respostas de todas estas questões formam as raizes de sua prática, e ajudarão a você evitar o espanto e a confusão que a incerteza traz. Se você mantiver esta raiz, você será capaz de aplicar a teoria e fazê-la crescer- você saberá criar. Sem esta raiz, o que você aprender serão apenas ramos e flores, e com o tempo elas murcharão.

Na China há uma história sobre um velho que era capaz de mudar um pedaço de pedra em ouro. Um dia, um rapaz veio vê-lo e pediu-lhe que o ajudasse. O velho disse: "Moço, o que você quer?" Ouro? Eu posso dar todo ouro que você quiser." O rapaz respondeu: "Não, Mestre, o que eu quero não é seu ouro. O que eu quero é o truque de como mudar pedra em ouro." Quando você apenas tem ouro, você pode gastá-lo todo e se tornar pobre de novo. Se você tem o truque de como fazer ouro, você nunca será pobre. Pela mesma razão, quando você aprende Qigong você deveria aprender a teoria e os princípios detrás deles, e não apenas a prática. Compreendendo a teoria e os princípios você não apenas encurtará seu tempo de ponderar e praticar, mas também se tornará capaz de uma prática mais eficiente.

 

Extraído do livro: Qigong for Arthritis

Dr. Yang Jwing-Ming -YMAA Puplication Center –

Second printing 1996.Tradução: Teresa Adada Sell, out