As Tradicionais Artes Marciais Chinesas Retardardam o Desenvolvimento de Demência

25/04/2013 17:41

 

Tai Chi e Qigong combinação com outras terapias são  tão eficientes como tratamentos farmacológicos.

 

Um estudo de 40 semanas realizado por especialistas da Universidade de Illinois, Estados Unidos, mostrou que um tratamento multidisciplinar que envolve a prática de artes marciais chinesas tradicionais pode ajudar demora o aparecimento dos sintomas de demência e até mesmo ajudar pacientes para melhorar. Em apenas 20 semanas de tratamento, os participantes tinham restabelecidas algumas funções físicas e intelectuais. Acordo com os cientistas estudo demonstra que existe uma alternativa farmacologia nestes casos, desde que o tratamento é aplicado no início do aparecimento dos sintomas. Por Yaiza Martínez.

 

Duas técnicas de artes marciais chinês conhecidas como Tai Chi e Qigong , combinado com outros tratamentos, pode ser tão eficaz em retardar o desenvolvimento do demência como medicamentos, diz um estudo recente realizado no Universidade de Illinois , nos Estados Unidos.

Tai Chi é a realização de movimentos corporais que procura consciência de unidade e o corpo.

Além disso, qigong, relacionada com a medicina tradicional chinesa, é um sistema de movimento que integra técnicas de mente, respiração e exercício físico.

Atraso de sintomas

Na Universidade de Illinois em um comunicado a combinação dessas artes marciais chinês com os conselhos de especialistas e participação em grupos de apoio é tão eficaz para atrasar o desenvolvimento dos sintomas de demência como medicamentos específicos.

Sandy Burgener Professora de enfermagem da Universidade de Illinois, e director do presente inquérito, afirmou que a maioria da investigação sobre a demência concentraram-se na intervenção farmacológica.

No entanto, as provas demonstraram que você pode melhorar a vida destes pacientes e mesmo afetar suas funções cognitivas também com outras terapias.

Na revista Jornal americano da doença de Alzheimer e outras demências os cientistas explicam que o estudo foi feito com um grupo de 24 pessoas sofrem de demência e participando de um programa de 40 semanas de tratamento combinado.

Melhoria em múltiplos níveis

O programa incluiu terapia sessões comportamentais terapia cognitiva (que ajuda modificar comportamentos) duas vezes na semana, assistência para apoiar grupos e três sessões semanais qigong e Tai Chi.

Um grupo de 19 pessoas também sofrem de demência foi selecionado para não participar deste programa durante as primeiras semanas de 20 e, portanto, capaz de comparar seus efeitos.

Os resultados foram os seguintes: depois de 20 semanas de tratamento, os participantes tinham melhorado seu físico (por exemplo, manter o equilíbrio ou a força de seus pés) funções em relação ao grupo que tinha se juntou a este tratamento.

Havia também efeitos positivos cognitivos e psicológicos. Segundo Burgener, tratamento de grupo tinha ganhado na auto-estima, em comparação com o grupo de referência e melhorou ligeiramente suas pontuações em testes mentais, resultando em um impacto nas funções cognitivas.

Tratamento multidisciplinar

Ambos os grupos também viram um aumento da depressão, mas no grupo Tratado, este aumento foi muito inferior ao registado no segundo grupo.

As medições efectuadas em 40 semanas não mostraram nenhuma melhora, mas no segundo período, que os participantes tinham conseguido manter tudo o que foi conseguido durante as primeiras semanas de 20.

Como explica Burgener, os pesquisadores estão descobrindo que o tratamento multidisciplinar - buscando pacientes ao mesmo tempo em várias dimensões: física, mental e psicológica, são muito promissor para demência.

Segundo o pesquisador, estes tratamentos são particularmente eficazes nas fases iniciais da doença. Com eles, não só ele pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas também ajudar a manutenção das funções neuronais, nem mesmo a regeneração neural.

Acordo com ela, as companhias de seguros e patrocinadores não devem, portanto, gastar muito dinheiro desenvolvendo medicamentos para essas doenças, mas em mais programas deste tipo a ser criado.

Avaliação positiva

Demência é uma doença que causa perda progressiva das funções cognitivas como resultado de danos ou distúrbios de cérebro de envelhecimento não imputáveis ao normal. Este mal pode afetar áreas de memória, atenção e solução de problemas; levar a perda de orientação espaço-tempo e até mesmo a perda de identidade.

Suas duas principais causas são a doença de Alzheimer e demência vascular (que é a perda de função cerebral devido a uma série de pequenas pinceladas), mas também podem causar, tumores do cérebro, metabólicas, infecções, etc.

Demência é rara em pessoas com menos de 60 anos e é diagnosticada quando um paciente tem dois ou mais problemas na sua função cerebral. Apenas naquele momento é multdisciplinar tratamento como levantou por Burgener e sua equipe já começou, a fim de retardar o aparecimento dos sintomas.

De acordo com o cientista, este tipo de tratamento funciona: a avaliação feita por cuidadors e passado participantes as 40 semanas foi muito positiva. Para Burgener, resultados ultrapassam revelando estatísticas: pessoas sentiram melhor e mais feliz.

 

Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008

Yaiza Martínez

Esvaziar