O que Proporciona fazer Qi Gong

19/01/2013 18:47

Por que o Chi Kung pode curar doenças, fortalecer o corpo, desenvolver a inteligência e prolongar a vida? Nos últimos anos os cientistas chineses observaram os mecanismos operacionais da terapia de Chi Kung com a ajuda de aparelhos modernos e detectarão as alterações bioquímicas e fisiológicas nos praticantes comprovando o efeito específico de terapia Chi Kung.

1) Efeito sobre o sistema nervoso central

Com o uso de eletroencefalograma, observaram mudanças nas correntes bioelétricas cerebral do praticante: a conclusão é que o Chi Kung pode elevar a capacidade de utilização do córtex cerebral. Possuindo efeito em determinado grau de proteção contra fatores negativos (principalmente os externos como mudanças climáticas frio, calor, umidade; alteração emocional, susto, medo, raiva que quando interiorizados causam efeitos prejudiciais)

2) Efeitos sobre o sistema nervoso autônomo
Chi Kung pode aumentar a excitação do sistema parassimpático (ou Vago) e baixar a excitação do sistema Simpático, o que demonstra sua capacidade de regular a função do sistema neuro-negativo.

3) Efeitos sobre o sistema cardiovascular
Diminuição em determinado grau do ritmo cardíaco, influência sobre o tônus dos vasos sanguíneos; proporciona aumento da circulação periférica, aumentando os movimentos de dilatação e contração dos vasos sanguíneos, influência sobre a pressão sangüínea; regularização. Quem possui pressão alta, esta baixa e vice-versa.

4) Efeito sobre componentes do sangue
Aumentando o número de glóbulos brancos, elevando a eficiência da fagocitose dos leucócitos, o que mostra que Chi Kung pode elevar a eficiência imunológica.

5) Efeito sobre o sistema respiratório
Ocorre a diminuição da freqüência e aumento da amplitude do movimento do diafragma; melhora da função de ventilação do pulmão; os praticantes de Chi Kung, com rapidez tem melhora do metabolismo de troca gasosa (O2/Co2) dos pulmões.

6) Efeito sobre o sistema digestivo
Há influência sobre a peristalse gástrica. Com fotografia raio X, vê-se o aumento do grau de peristalse gástrica e aceleração da excreção, influência sobre o suco digestivo: aumento da secreção de saliva, suco gástrico e bile.

7) efeito sobre o sistema de secreção interna
O nível das catecolaminas diminui (adrenalina e noradrenalina)

8) Efeito sobre os índices de imunidade

Existem experiências com pacientes portadores de câncer e algumas contagiosas que curaram-se com o treino de Chi Kung (cerca de 6 horas por dia). As experiência mencionadas acima demonstram que Chi Kung pode aumentar o grau de relaxamento, eliminar a tensão, elevar a função cerebral, a capacidade de memorização de pessoas que alcançaram o nível de concentração, podem melhorar a função do sistema nervoso, digestivo, cardiovascular e locomotor. A prática do Chi Kung pode despertar o apetite , melhorar o sono, afastar a fadiga, fortalecer a imunidade, a força física e os recursos mentais. Por isso Chi Kung exerce efeito eficaz sobre o rendimento de trabalho e da resistência do corpo.

IBRACHI - Instituto Brasileiro de Chi Kung e Terapias Afins. ibrachi@ibrachi.com.br